LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

domingo, 25 de outubro de 2015

FINO>MENUS NUM CINEMA PERTO de SI




DO ENTRONCAMENTO

com 




HU... AMOR


Ilustração  Alice Geirinhas






FENÓMENOS do ENTRONCAMENTO



















Num CINEMA PERTO de SI
O DUELO




 O DUELO







SÍNDROMA do PINÓQUIO



1# Necessidade de atenção (...é o caso)
Há pessoas que precisam ser o centro das atenções onde quer que estejam. A fim de manter sua popularidade em alta, logo começam a construir uma imagem de si através de mentiras mais leves. Essas mentiras rapidamente se tornam parte de suas personalidades.
 

2# Contador de histórias (...é o caso)
Eles precisam sentir-se superiores aos demais e, para isso, contam histórias de sua bravura, popularidade e grandes feitos. Eles compõem grandes histórias sobre si mesmos, mas correm o risco de perder seu encanto quando a verdade vem a tona. Sabe aquela história de pescador?
 

3# Esconder-se ( ...não é o caso)
Quando um mentiroso compulsivo fica preso a sua teia de mentiras, irá inventar outra história sobre como é falsamente incriminado, escusando-se de qualquer culpa ou responsabilidade.
 

4# Mesma história, personagens diferentes (...talvez seja)
Para manter sua “vida grandiosa” aos olhos dos outros, têm de adotar o plágio como uma parte integrante do seu comportamento. Ao contar uma mentira após a outra, podem não perceber que disseram a mesma mentira pra a mesma pessoa mais de uma vez. Cada vez que se conta a mesma mentira, o conceito básico irá permanecer, sendo apenas os personagens, local e data da ocorrência mudados.
 

5# Baixa auto-estima (...nada disso!)

ADVERTISEMENT
Baixa auto-estima é uma das principais razões que os torna mentirosos compulsivos. Um complexo de inferioridade impulsiona a pessoa a inventar histórias, o que o faz pensar que é mais importante e apreciado.
 

6# Déficit de Atenção e Hiperatividade (DDA)
Este é um caso mais comum em crianças, mas há também adultos com DDA que sofrem de um temperamento impulsivo e com isso exibem sintomas de mentirosos compulsivos.
 

7# Transtorno Bipolar
Pessoas que possuem o diagnóstico de transtorno bipolar sofrem com mudanças drásticas de humor que oscilam entre a depressão e grande agitação (comportamento maníaco). Durante o período maníaco, seu comportamento impulsivo abre caminho e isso, por vezes, os obriga a mentir.
 

8# Dependências
Pessoas dependentes de drogas e jogos, frequentemente apresentam estes sintomas. Eles podem mentir para escapar de situações difíceis, sair de problemas financeiros ou esconder a verdade sobre si da família e amigos.
 
9# Negação da realidade ( ...é mesmo o caso)
Pessoas que são incapazes de enfrentar a verdade, ou estão vivendo em negação da realidade são verdadeiros mentirosos compulsivos. Eles podem começar um jogo emocional elaborado que leva a atenção deles e dos outros para longe da realidade em que vivem.
Aposto que lendo este texto já diagnosticou aquele seu amigo falastrão, sua sogra, ou até mesmo você como mentiroso compulsivo não é mesmo? Quem não gosta de aumentar um ponto naquele conto?
Deixando de lado as mentiras (quase) inofensivas que os homens contam, o diagnóstico dessa patologia deve ser minuciosa e atentamente realizado. A mentira patológica acomete pessoas com transtornos de personalidade narcisista, histriônica (excesso de emotividade e busca de atenção) e anti-social.
Essas características são notadas a partir de observações criteriosas, e quando tratadas prematuramente, diminuem o risco de evolução da doença.

Patrícia vaz 





 


Verdade, Mentira, Certeza, Incerteza

Verdade, mentira, certeza, incerteza...
Aquele cego ali na estrada também conhece estas palavras.
Estou sentado num degrau alto e tenho as mãos apertadas
Sobre o mais alto dos joelhos cruzados.
Bem: verdade, mentira, certeza, incerteza o que são?
O cego pára na estrada,
Desliguei as mãos de cima do joelho
Verdade mentira, certeza, incerteza são as mesmas?

Qualquer cousa mudou numa parte da realidade — os meus joelhos
                                  e as minhas mãos.

Qual é a ciência que tem conhecimento para i
sto?
O cego continua o seu caminho e eu não faço mais gestos.
Já não é a mesma hora, nem a mesma gente, nem nada igual.
Ser real é isto.


Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa 






ABRAÇOS-BEIJINHOS - FLORES



TANTOS!!! TANTOS!!!!



PARA o  SANTO 
 Senhor José 
da COVILHÃ


* Imagens
Wehavekaosinthegarden 
e
Bright MOON 

Sem comentários:

Enviar um comentário