LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

No offense CLOWN



TRADUZIDO quase á LETRA
Não OFENDAM o PALHAÇO

PAPAGAIOS...








Por SI SÓ estas imagens, assim como a REAL IMAGEM do HOMEM PALHAÇO, estão REPLECTAS de SIMBOLISMO. O RETRATO não ASSUMIDO de nós mesmos.
São ainda HOJE uma ARMA de ARREMESSO, assim como dantes, querer ofender alguém e chamar-lhe :

-PALHAÇO!!!!! OU palhaços.

Com toda a ENTOAÇÃO e com todos os BARROQUISMOS que possam a vir criar "FERIDA".

Nos meus TEMPOS de miudagem, ouvíamos muitas vezes nos CAMPOS de FUTEBOL, quando se queria MALTRATAR o ÁRBITRO. 
Nem o PADRE MARTINS se escapou, melhor assim... pior foi mesmo num jogo com o CALIPOLENSE onde jogavam uns irmãos malucos. 



Passaram do PALHAÇO VERBAL à agressão e saíram todos doZARCOS sem levarem a roupa, que estava na Casa do Povo,  tiveram que fugir nos carros que tinham por perto do antigo CAMPO da LAGOA.


BATERAM no PADRE MARTINS, soou e foi verdade na FREGUESIA... 

 Mas a HISTÓRIA que quero contar está carregada de seriedade. Habituei-me (...como todos em geral), a catalogar esta personagem mítica , que veio substituir o "BOBO" da corte...como o homem que mais despertava a nossa atenção para aspirarmos,,, a ir ao CIRCO.
VERMOS os "FAZTUDOS".

Conheci num pequeno livro a autenticidade, o HOMEM escondido no palhaço-o HOMEM IGUAL a todos nós, ou dito de outra FORMA. A PESSOA que despe o SORRISO e fica NU, FRAGILIZADO,,,SÓ!!
COMO NÓS TODOS quando se desligam os HOLOFOTES da VIDA e "assenta" o PÓ.

  
Henry MILLER (Manhattan, New York, 26 de Dezembro de 1891Los Angeles, 7 de Junho de 1980), escritor norte-americano.  ( ... um dos muitos maridos de MARILYN MONROE.

O escritor, que chegou mesmo a ser acusado de pornografia e cujos romances foram proibidos na Grã-Bretanha e Estados Unidos até meados dos anos 60, acabaria por ganhar renome mundial

Escreveu (...em 1948) o livro-"O SORRISO ao PÉ da Escada". Um pequeno livro, daqueles que se lêem numa tarde.

Não é só + um LIVRO FININHO que se LÊ ao fim da tarde no intervalo de duas imperiais. Ele transcreve dramaticamente a vida de AUGUSTO, um PALHAÇO REFORMADO que por  motivo forte, voltou ao activo.


 Escrito a pedido do pintor Fernand Léger, a história do palhaço Augusto é de um humanismo próximo da poesia. Miller diz: "O palhaço é um poeta em acção." E acrescenta: "Ele é a história que desempenha."
Miller considera "O Sorriso aos pés da Escada" a sua obra mais "verdadeira". Talvez porque, tal como revela no epílogo, "quando Augusto se torna ele próprio, a vida começa - e não só para Augusto: para toda a humanidade"

ALGUMAS das FRASES, que despertaram em MIM a atenção para a FUTILIDADE das BENESSES e dos "BRILHANTISMOS" na VIDA.
passo a CITAR:
 
"É como nascer e morrer ao mesmo tempo. Estou preso no Purgatório.
(...)
Ah, como era bom despir-se de seu papel, submergir na rotina da vida, tornar-se como poeira, e no entanto...

(...)
Ninguém perceberá a diferença (...) é preciso muito pouca coisa para a gente se transformar em ninguém! É isso o que somos - "ninguém". E "todo mundo" ao mesmo tempo.
(...)
Porque não existe nada sem importância.
(...)
Nem por um segundo lhe ocorreu que o que ia propor estava além da capacidade de aceitação de António.
(...)
Pensar que um homem pode armar tais ciladas para si mesmo!
(...)

Morremos lutando para nascer.

Além do DRAMA, ficamos com a certeza, que a vida é muito mais que desânimo-COMPETIÇÃO-BANALIDADES e desrespeito nas relações.

 Sermos nós próprios, unicamente nós próprios, é algo de extraordinário. mas como chegar a isso, como alcançá-lo? Ah!, eis o truque mais difícil de todos. (...) Bem pequena a compreensão de qualquer um quando o destino estava em jogo! Ser palhaço era ser um peão no xadrez do destino. Na pista, a vida não passa de um mundo de espectáculo, feito de cambalhotas, bolachadas, pontapés - um nunca acabar de fintas e contra-ataques. E era através deste meio, desta vergonhosa folia que uma pessoa conquistava os favores do público! O idolatrado palhaço! O bem-amado palhaço cujo privilégio especial consistia em reviver os erros, as loucuras, as idiotices, todas as incompreensões que angustiam a espécie humana! Ser a própria inépcia era algo que mesmo o mais imbecil dos imbecis poderia apreender. Não compreender as coisas, quando tudo é tão claro como a luz do dia; não dar pelo truque, embora repetido milhares de vezes; tactear como um cego, quando todos os sinais indicam a direcção exacta; insistir em passar pela porta errada, apesar do aviso de Perigo!,; avançar para dentro do espelho em vez de contorná-lo; espreitar pelo lado errado de uma carabina, de uma carabina carregada! - nunca as pessoas se cansam destas coisas absurdas, pois há milénios que os seres humanos se enganam no caminho, há milénios que todas as suas buscas e interrogações desaguam num beco sem saída. O mestre da inépcia tem como domínio o tempo inteiro. Acontece que só se dá por vencido perante a eternidade...

 Em nenhuma outra época da história da humanidade esteve o mundo tão repleto de sofrimento e de angústia. Mas apesar disso, aqui e além, deparamos com indivíduos que não estão contagiados, tingidos pela dor comum. Não são criaturas sem coração, longe disso! São indivíduos independentes e livres. Para eles, o mundo não é o que a nós parece. Vêem-no estranhamente com outros olhos. Ousamos dizer deles, que morreram para o mundo. Vivem, no momento que passa, com toda a plenitude, e a radiação que deles emana é um eterno hino de alegria. (...) Como o palhaço, vamos fazendo as nossas piruetas, aparentando sempre, adiando sempre o grande acontecimento. Morremos a lutar para nascer, pois nunca fomos e nunca somos. Estamos sempre na relatividade de vir a ser, separados, desligados sempre. Sempre do lado de fora da vida.


Mas,,, QUASE me  ESQUECIA, do que me trouxe aqui-

TIRO o CHAPÉU ao PRESIDENTE!...





QUANTO ao RESTO, os conhecidos cujos, que se preparam para continuar a GUERRA, não me apetece chamar-lhes 

...PALHAÇOS!!!

SERIA uma OFENSA contra o PALHAÇO AUGUSTO e TODOS os PALHAÇOS que já não o SÃO.
Se pudesse diria ao ouvido de cada um:
-DEIXEM-SE de PALHAÇADAS!.. PARECEM uns miúdos a lutarem pela BOLA-QUERO DIZER,,, PODER,,,ÂNSIA de PODER! FOME de PODER! GANÂNCIA!  E MAU PERDER.
ESTAMOS TRAMADOS, esta gente nunca irá mudar e continuam a usufruir, eles e os SEUS PARES. Tenho mesmo a certeza, que as coisas vão PIORAR ainda mais...

Os PODEROSOS não o;;; SÃO...IRRESPONSÁVEIS e PAPAGAIOS.

De  Judas REZA a HISTÓRIA e as LENDAS





(1) Santo Evangelho segundo São Mateus, Capítulo 26: 46-49: “Levantai-vos, vamos! Aquele que me trai está perto daqui. Jesus ainda falava, quando veio Judas, um dos Doze, e com ele uma multidão de gente armada de espadas e cacetes, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. O traidor combinara com eles este sinal: Aquele que eu beijar, é ele. Prendei-o! Aproximou-se imediatamente de Jesus e disse: Salve, Mestre. E beijou-o.”


        


PESQUISA NET...o sorriso ao pé da ESCADA   - Henry Miller

Sem comentários:

Enviar um comentário