LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

OS ESPAÇOS-LUGARES DOS TEMPOS-E UM DEUS MALFEITOR


UM LUGAR CHAMADO ESCOLA
E um DEUS  DESUMANO



ESTA HISTÓRIA PODERIA SER UMA  LENDA, UMA MENTIRA OU BRINCADEIRA DE MAU GOSTO. COMO TODAS AS LENDAS, PERTENCEM À (IR)REALIDADE DOS HUMANOS.
OU UM PESADELO, QUE ME DEIXARIA FELIZ AO ACORDAR, MAS NÃO!!! É BEM real. ACONTECEU
NUM LONGO E SILENCIOSO TABULEIRO DE XADREZ, ONDE TODOS OS MOVIMENTOS DAS PEÇAS (VIDAS) ANÓNIMAS, SÃO ESTRUTURADOS POR UM FRÁGIL FIO DE SEDA. PESA COMO TONELADAS A LINHA LIMITE DOS TEMPOS E DA FRAGMENTAÇÃO IMPREVISÍVEL DOS MESMOS. 
ESTA HISTÓRIA-LENDA TEM UM NOME-PEDRO LEVITA, EXISTIU , 1 DIA DO LADO DE CÁ DA IMORTALIDADE. 




A NARRATIVA INICIA-SE NUM ESPAÇO ONDE O MOVIMENTO DOS PONTEIROS  DERAM LUGAR AO PENSAMENTO REFLECTIDO . OS ANOS FORAM  (MESMO) ANOS, NÃO!!! COMO OS DE HOJE, ESTES  CONTAM-SE POR AGLOMERADOS DE UMA DÉCADA , SOMADA A OUTRA DÉCADA.




LEMBRO-ME SEM  SOMBRA DO "VAGAMENTE" . ESTÁVAMOS EM SETEMBRO 2004-COMO TODOS OS GRUPOS DAS ARTES. TIRO DE PARTIDA..............!!!!!!!!!
PARA MAIS UMA FORNADA  (2004) - 2007. 
ENTRAVAM-ME PELA SALA, AINDA COM "FRALDAS", INSEGUROS E APREENSIVOS- É NA 23A. O PROPFFF(!) DA MOTO.
MÊS APÓS  MÊS A ESTRUTURA MENTAL DO GRUPO CRESCIA, APODERAVAM-SE DO  ESPAÇO E DAVAM INÍCIO À INVENÇÃO DO OBJECTO ARTÍSTICO( COM AQUELE BRILHOZINHO NOS OLHOS)-

FUI EU QUE FIZ ISTO(?!)

A BELEZA INTERIOR E A DAS SILHUETAS ACOMPANHAVAM O  FORTE ESPÍRITO  DE EQUIPA, BRINCADEIRAS, SORRISOS RASGADOS, PALERMICES E PARTIDAS, FRADINHO agitador de corações, BLACK, A ALEGRIA DO LUÍS, OS OLHOS DA VÂNIA, A BELEZA  DO RODRIGO,,,VAI MAS É PARA MODELO, AS BOLACHINHAS ESTALADIÇAS DA SUSANA -A PERFEIÇÃO DA MANCHA DO MESTRE EDU. UM SR. CHAMADO JOÃO PAULO, TINA, CARLA, ANA SERRASQUEIRO, A MALANDRICE DO VÍTOR DE ALCAINS E MUITOS FEITOS MISTURADOS. OLÁ CAROLINA, PEDRO ÉS UM VERDADEIRO ESCULTOR COM A LEITE SEMPRE "ÀPERNA" . RECORDO A TURMA, TODOS OS NOMES E OS LUGARES ONDE SE SENTAVAM.





A SAÍDA FOI EM GRANDE , COMO A DE TODAS AS  ANTERIORES-O DESAFIO DE DEIXAREM MARCA NA VELHA ESCOLA, UMA NOVA OBRA QUE PERDURARIA COMO SÍMBOLO DA SUA PASSAGEM- O EMBATE FINAL, GRAVADO COM "FERRO EM BRASA" NA CARNE DE QUEM DE PEITO EM FRENTE ENFRENTARIA A VIDA DEPOIS DO 12ºD


AMIGOS DO 12º(!!!)-UM PAINEL EM BAIXO REVELO  DE 15 METROS QUADRADOS PARA A FRONTARIA DA NOVA OFICINA DE CERÂMICA E EM SEQUÊNCIA UM PROJECTO PARA A CALÇADA PORTUGUESA EM FRENTE DA ENTRADA DO ESPAÇO DOS FORNOS.  
DE SEXTA-FEIRA (8,30) A SÁBADO E SE NECESSÁRIO, PELA MADRUGADA de domingo.

DUAS NOITES, ONDE DE TUDO ACONTECEU, MUITO TRABALHO, MUITO SILÊNCIO E SORRISOS.



A FOTO DA PRAXE EM FRENTE  DA OFICINA-DOMINGO 07.00 DA MANHÃ- PROJECTO CONCLUÍDO,,, DEPOIS DE MUITOS MIL SOCOS EM GRÉS DE BOA QUALIDADE. E SEM NINGUÉM VACILAR...ESTAVAM TODOS (PRESENTES) NA HORA DA DESPEDIDA.


DOMINGO-7 HORAS-DEPOIS DE SEXTA

EDUARDO(EDU)-JOÃO PAULO-CAROLINA DE SÃO VICENTE-LEITICIA-FRADINHO-CARLA-PEDRO-BLACK-ANA SERRASQUEIRO-LUÍS-VÂNIA - ANA NUNES-NATACHA-CAROLINA-RODRIGO-SUSANA-PATRÍCIA DUARTE E Á FRENTE SENTADO O VÍTOR DE ALCAINS
CAROLINA DE SÃO VICENTE,  ANA NUNES E PATRÍCIA DUARTE(ANTIGAS ALUNAS) DE REGRESSO À ESCOLA COMO APOIO DA TURMA MÁRTIR

OBSERVEM OS ROSTOS,,, A SERENIDADE.  FAÇAM CONTAS ÀS HORAS SOMADAS NUMA LABUTA DE CONSTRUÇÃO, AINDA HOUVE ESPAÇO  PARA O OBRIGATÓRIO SORRISO VITORIOSO.

  NA ESCOLA ,  OS  PRIMEIROS AMORES E A CONSTRUÇÃO DAS FAMÍLIAS- ACONTECIAM  NAS ESCOLAS AS PARTILHAS OMBRO A OMBRO NA CONSTRUÇÃO DAS REALIDADES.
NUNCA SENTI PRESSÕES NEGATIVAS QUE EMPERRASSEM A ENGRENAGEM DO ENTUSIASMO. 
APOIO TOTAL EM TODAS AS FRENTES-LIBERDADE DE SER E ESTAR, AUTONOMIA... AS PÉROLAS DA VIDA NESTES TEMPOS, PARA SE CONSTRUIR O "INFINITO".

A ESCOLA ERA, DOS E PARA  OS ALUNOS.
E TAMBÉM SE APRESENTAVA LIMPA E REPLECTA  DE ROSTOS FELIZES, ATENTOS E COLABORANTES.




Mural-o lagarto de Camões


PEDRO E LETÍCIA INICIARAM A SUA CURTA CAMINHADA  NESTA TURMA.
NÃO DAMOS PELO LUGAR DO TEMPO, O TEMPO NÃO ASSENTA EM LUGAR NENHUM-MAS AS PARTILHAS ACONTECIDAS, ESSAS "RECORDAMO-LAS" TODAS.

POUCO OU NADA SEI DE TODOS OS FUTUROS CONSTRUÍDOS (JÁ SÃO TANTOS ANOS E MUITOS ROSTOS)-CHEGAM-ME NOVAS EM ENCONTROS ESPORÁDICOS, NAS ESQUINAS  DAS AVENIDAS. MAS VAMOS  PERDENDO, TUDO,,, SEM DARMOS POR ISSO. QUANDO OS SITUO,
RELEMBRO FACILMENTE, OS GESTOS DE CADA UM DELES, OS SONHOS. 
TODOS TINHA QUALQUER COISA EM MENTE, TRANSPARECIAM NOS SEUS OLHOS A ÂNSIA DE BEBEREM A VIDA.

NESTA LENDA NARRADA EXISTIU HÁ POUCO MAIS DE UMA DÉCADA, UM LUGAR CHAMADO ESCOLA- TEVE OUTROS NOMES :-MUNDO DE CORES E ALGUNS APELIDOS:-LUGAR DOS AFECTOS. PODERÍAMOS OBRIGATORIAMENTE, FALAR DE TUDO E EXPERIENCIAR QUASE A TOTALIDADE DAS  CONSTRUÇÕES. PASSAM-SE OS ANOS E ELES CRESCEM E MUDAM DE FISIONOMIA, NAS TAIS ESQUINAS DAS AVENIDAS, OIÇO POR VEZES AS VOZES DO CRESCIMENTO:


- TENHO SAUDADES DOS DESAFIOS QUE NOS PROPUNHA!...

TER SAUDADES DÓI ATÉ À PONTA DOS CABELOS, PROLONGA-SE  PARA O INFINITO DA ALMA E PESA COMO UMA MONTANHA SOBRE A CONSCIÊNCIA.




PARA RECORDAR MAIS UM POUCO E ESQUECER LENTAMENTE . "INVENTEI" OS DIÁRIOS DE PAPEL-ESTÃO LÁ TODOS APRISIONADOS-DESDE LISBOA, ANTES DE 80.
ESTE AMONTOADO DE FOLHAS COM FOTOS, NOMES, PLANIFICAÇÕES, DESABAFOS, PROJECTOS INVENTADOS E CONCLUÍDOS. É O ARMAZÉM DE UM LONGO PERCURSO DE 3 DÉCADAS E MEIA, ESTÃO AQUI TODAS AS HISTÓRIAS ATÉ AO APARECIMENTO DO MUNDO DIGITAL. PROLONGARAM-SE PARA OS BLOGUES, ÚTEIS NA NARRATIVA GRÁFICA-(K)RIATIVA. 

http://indianespadanal.blogspot.pt/2009/10/o-professor-indio.html 

OS SONHOS NÃO PASSAM DE SONHOS, A REALIDADE É BEM MAIS DURA E CRUEL.
O MEU , FOI SEMPRE DE SUCESSÃO E UTILIDADE. VIA-ME CURVADO, ENRUGADO PELOS DIAS, NUM FORTUITO ENCONTRO COM UMA ANTIGO ALUNO/A.

-QUEM ÉS TU?

-SOU O CARLOS DA TURMA DO MIGUEL E DO RITO...

-NÃO ESTOU A VER, MAS QUANDO CHEGAR A CASA VOU ENCONTRAR-TE COM TODA A CERTEZA NUM DOS MEUS DIÁRIOS DE PAPEL, QUE TENHO GUARDADOS NA PRATELEIRA.

-EM QUEM ANO FOI?

-1982!

(HAM, ESTÁ BEM!)

...NUNCA EM NENHUMA REFLEXÃO ME PASSOU PELA CABEÇA, PERDER ENTRE VIAGENS, ALGUM DESTES PEÕES. JAMAIS ME PREPAREI OU IMAGINEI QUE TAL PUDESSE ACONTECER,  COMO PEDRAS NAS COSTAS. E JÁ SE FORAM 3 . NO CAMINHAR- PROCURANDO AQUELE PONTO NO INFINITO.( DÓI IMAGINAR O QUE LHES FALTOU VIVER).


FACILMENTE SITUO O PEDRO E A SUA FORMA DE ESTAR - COMO SE DIRIGIA A MIM COM AS IDEIAS E PONTOS DE VISTA SOBRE ESTE OU AQUELE PROJECTO- SERENO, OLHAVA-ME NOS OLHOS E DEBITAVA SEM HESITAR SUGESTÕES .
A LEITE (CIA) SORRIAM-LHE OS LÁBIOS E A SIMPATIA..


DOS QUE FICARAM PELO CAMINHO NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS ,  SEMPRE POR CAUSAS VIOLENTAS. DEIXARAM  EM MIM O DESÂNIMO E A DESCRENÇA NA EXISTÊNCIA DO DEUS DOS HOMENS...
DESTA VEZ FOI O PEDRO LEVITA-LETICIA QUE UM DIA NUMA OUTRA ERA HABITOU UM LUGAR CHAMADO ESCOLA MUNDO DE CORES.
NUM ESPAÇO-TEMPO EM QUE A VIDA SE CONTAVA EM ANOS E A FELICIDADE DE TODOS NÓS HABITAVA NA OMBREIRA DAS NOSSAS PORTAS.


PORQUE TÍNHAMOS PROJECTOS E ACREDITÁVAMOS EM ALGUMA COISA.



PEDRO LEVITA
1988-2018
...
O DEUS DOS HOMENS É UM FACÍNORA
 PEDRO FOI DOS BONS, PERDEU-SE UM  VALOR, QUE NÃO CHEGOU A CONHECER O/A DESCENDENTE.
...
LETÍCIA 



http://indianespadanal.blogspot.pt/search/label/Fragmenta%C3%A7%C3%B5es2

SEM PALAVRAS,,,QUE O SOL BRILHE NA SEMENTE QUE PEDRO TE DEIXOU, E QUE ALGUM PEDAÇO DESTE SORRISO SE MANTENHA EM TEUS OLHOS FELIZES AQUI NUM TEMPO QUE ESTÁVAMOS TODOS (VERDADEIRAMENTE) NO PARAÍSO.





1 comentário:

  1. Obrigada Stor, por isto e pelo que deixou para mim nos Montes.
    Leticia

    ResponderEliminar