LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Os teus OLHOS GUIDA





13 /12 / 2009

ATÉ ESTA DATA, POUCO OU NENHUM CONHECIMENTO sobre GUIDA MARIA a loirinha da franja.
 TINHA SIDO companheira de Sargent (nórdico) dos Green Windows , um tipo baixinho, simpático, que gostou muito de Portugal e por cá ficou. Fazia grupo com o Cid e o Tozé Brito.  Nos BONS velhos tempos em que os dias corriam devagar. 
 Nada mais sobre a ACTRIZ
Habituei-me também à filha desde pequenota, com muitos traços e talento da mãe . E só isto, até ao longínquo dia de Dezembro /2009 no qual  assisti a uma soberba interpretação da GM com o título-MONÓLOGOS DA VAGINA.  
Em palco,,,QUASE SEMPRE ELA  inspiradora, com  AMEAÇAS DE ANA BRITO E CUNHA e a SENSUALISSÍMA SÃO JOSÉ CORREIA- outras maravilhas de beleza e talento a completar o quadro desta cascata voluptuosa que afinal virou comédia.
SAÍ DO CINE-TEATRO AVENIDA, de BARRIGA cheia de  bom gosto e NARRATIVA INVENTIVA  sobre um LUGAR "banalíssimo".  FELIZ E A RESPEITAR O TEATRO
Espantado COMO O TEMA FOI TRATADO.
Haverá tanto a dizer sobre?! (:)


 



1.Xoxota
2. Xereca
3. Pepeka
4. Buçanha
5. Buceta
6. Perseguida
7. Xana
8. Xavasca
9. Aranha
10. Pupuca
11. Prochaska
12. Perereca
13. Vulva
14. Tchorna
15. Bruschetta
16. Tabaca
17. Caverna do dragão
18. Beira
19. Pamonhão
20. Broa
21. Priquita
22. Periquita
23. Prexereca
24. Florzinha
25. Passarinha
26. Princesinha
27. Amorinha
28. Menininha
29. Xota
30. Xaninha
31. Xena
32. Bibinha
33. Pipinha
34. Tulipa
35. Pombinha
36. Borboletinha
37. Shakira
38. Beyonceta
39. Rosinha
40. Peca
41. Mexirica
42. Inhanha
43. Maravilha
44. Pipica
45. Dita Cuja
46. Pata de camelo
47. Esfiha
48. Bichinha
49. Perina
50. Calopsita
51. Preciosa
52. Carlota
53. Pepita
54. Capô de fusca
55. Tchalala
56. Prísica
57. Cachuleta
58. Pimpolha
59. Pitchulinha
60. Racha
61. Tchutchuca
62. Marisco
63. Biscoitinho
64. Cajuzinho
65. Xampola
66. Hamburguinho
67. Xiri
68. Pipinha
69. Bichochota
70. Bombril
71. Tcheca
72. Pachacha
73. Quirica
74. Zona do agrião
75. Cachuleta
76. Banguela
77. Xoxoca
78. Ostrinha
79. Peteca
80. Taturana
81. Tchaca
82. Petchereca
83. Estrelinha
84. Bacurinha
85. Boca de golfinho
86-Cona
87-Pássara
ESPANTO PORQUE UMA VAGINA(PARECIA-ME A MIM) TERIA POUCO PARA SER FALADA PARA ALÉM DAS UTILIDADES QUE TODOS CONHECEMOS. 
RECUPEREI O ARTIGO QUE ESCREVI NUM TEMPO QUE ME LANÇAVA DE CABEÇA PARA A VIDA E NÃO ERA NADA CÉPTICO EM RELAÇÃO À RAÇA HUMANA.
Quando cheguei à RUA, REALIDADE,,, com ASAS - VOEI durante muito TEMPO, sentindo-me a PASSAROLA de Bartolomeu de Gusmão.





...

13/12/2009


O DILEMA da Vagina...maiores de 16 anos




E ...O DILEMA do LUGAR
Espectáculo magnifico o que tive o prazer de assistir ontem no cine-teatro Avenida em Castelo Branco.Magnifico em todas as vertentes: Estética, formativa, divertida, séria, emotiva, excitante e... nada ORDINÁRIO. O dilema que me martela o cérebro,  refere-se ao local onde armazenar para consulta o texto que tenho em mãos?!...no professor Espadanal o Índio( o sensível, humano e indefeso) , será correcto?...
Esta história terá alguns conteúdos que não deva passar para os meus alunos?
 Talvez  sim ...mas falar de Vaginas , uf , não será só para os entendidos tipo Júlio Machado Vaz-dito por ele não soa nada a Va...gi...naaaa!... mas por mim parece-me que irei ser mal interpretado (mais uma vez...) e somarei ( mais...) uns adjectivos ao vocabulário que carrego às costas. Mal educado, malcriado,  sacana, maluco, o trabal... e agora :- O gajo anda numa de Pornografia...Tarado!...o que é que os pais não irão dizer.
A  origem do mundo-1886


Courbet era conhecido nos meios artísticos Franceses pela sua destreza técnica e a sua atitude crítica e corrosiva em relação à sociedade BURGUESA da época.
O quadro é profundamente perturbador ou mesmo chocante. O incómodo sentido pelo observador ao olhar de modo tão directo para o sexo que ali se exibe ostensivamente é enorme. Há uma espécie de pudor, de vergonha quase instintiva que se revela em nós ao observá-lo. Mais do que violentar a intimidade do objecto retratado, o artista violenta o público. De resto, Courbet adorava fazê-lo embora nunca tivesse ousado ir tão longe. Porque se atreveu desta vez? Nesta época, na Academia, os estudantes exercitavam-se desenhando as estátuas clássicas de corpo idealizado. Essas estátuas, Apolos e Afrodites, não eram de modo algum assexuadas mas a representação do sexo era estereotipada, camuflada ou deturpada. Os homens frequentemente tinham uma parra a tapar os órgãos genitais enquanto que nas mulheres nada se via para além da continuidade da pele lisa da barriga. Courbet detestava os académicos e as suas fórmulas - ele que dizia que só podia pintar aquilo que via.
Esta tela surge assim como um manifesto contra o academismo mas também contra a falsidade vigente na Arte e na Sociedade oitocentista. Representa a libertação definitiva do artista de todos os estereótipos! Significativo é o facto da polémica se ficar a dever ao tema e à forma como foi abordado e não às qualidades pictóricas do quadro - se estava bem pintado ou não. A Origem do Mundo foi uma obra inspiradora (ainda hoje o é), visionária talvez, um acto estético da maior importância e uma obra de arte de primeira grandeza. A Pintura Moderna talvez tenha começado aqui, com origem no sexo de uma mulher.

                                           Hum...Hum?!...estou já um bocadinho inclinada  a adicionar o artigo ao Profff. Índio, mas vou pensar mais um pouco... 

           E porque não no CORAÇÃO OURO dos INCAS (o Artista no máximo das suas faculdades, o louco imbatível)-um local mais íntimo, muito pessoal onde não vai toda a gente, ficava ali num cantinho aconchegadinho sem chocar ninguém. Talvez...
Cheira-me desta vez a DALI ( a vagina tem um odor especial- Odor...........Odor especial....Cheiro..asss,ussss tão delicioso.
Bactérias naturalmente presentes na flora microbiana da vagina fazem com que ela tenha um cheiro característico; embora nem sempre um cheiro forte seja sinónimo de algum mal, muitas doenças sexualmente transmissíveis apresentam o mau cheiro como um dos sintomas. A preocupação feminina com o odor emanado por esse orgão faz com que algumas mulheres façam uso de sabões especialmente preparados para esse fim e apliquem soluções  próprias para o local).Entra o grande Salvador Dali nesta dança porque quando penso em Dali, penso em prazer, autenticidade, Gala loucura, liberdade e desejo intenso de ultrapassar fronteiras, só a ARTE consegue exprimir esta associação duma forma estética e física, simultâneamente.
...Quando escolho DALI, equaciono uma INSTALAÇÃO enorme em forma de VAGINA, entraríamos dentro dela ao som do vibrante e revolucionário violino de Niccolò Paganini. Todo o seu interior estaria coberto de imagens que retratam a vagina no seu percurso de milhares de anos de História Humana.

O que os ARTISTAS conseguem fazer...
A nossa visita continuaria, os textos eram a prova concreta da dura viagem das vaginas através dos tempos. Mutilações, atentados, violações, desprezo total pela necessidade que a vagina tinha e têm de sentir também prazer. Os odores a jasmim, rosas e a ondas de oceanos longínquos fazem-nos permanecer silenciosos mas atentos a tanta informação, sobre um local ao qual nunca tínhamos dado muita atenção e... limitada utilidade( ? ).

O que a arte consegue fazer...


Acho que este é o local ideal para a minha Vagina literária...mas porque não no CORAÇÃO que AMA a COR da Terra (o Apaixonado o Humano de lágrima fácil). Ali sim!...o local por EXCELÊNCIA. A homenagem pode seguir: a VAGINA património da HUMANIDADE, o dia da VAGINA, uma escultura monumental ( no meio do oceano Atlântico, que poderia ser vista do espaço),  de certeza reduziria a nada os Menires e os das Caldas...símbolos máximos do orgulho masculino.
Todos os políticos para convencerem o eleitorado colocariam em destaque nos seus programas e em cartazes gigantescos enormes vaginas envolvidas por títulos sugestivos- RESPEITEM, ADOREM, GLORIFIQUEM as VAGINAS, elas são as representações máximas das vossas mães e de todo o sofrimento que elas tiveram para vos parirem ao mundo. Os partidos políticos desta forma começariam de novo a debater assuntos interessantes para os eleitorados e aqui sim...seria o renascer duma sociedade mais justa e respeitadora da MÃE-NATUREZA.
VAGINA-PASSARINHA-VULVA-CONA-PATARECA-PITA-GRETA-BACALHAU-PASSARONA.
Estes foram os nomes que ouvi no espectáculo, não me chocaram...não chocaram naturalmente ninguém.
Na realidade a associação (mental...nada de confusões!...) que fiz foi:
AMOR-TALENTO-PAZ-APRENDIZAGEM-EMOÇÃO-BELEZA-MULHER-MÃE-SAGRADO-DESEJO FELIZ e ORGULHO de TER VINDO ao MUNDO.



GRATO a Ana Brito e Cunha, Guida Maria e São José Correia- ESPANTOSAS de TALENTO e BELEZA



Obrigado à cultura de CASTELO BRANCO e aos seus representantes.
Que me desculpem todos , mas este meu MONÓLOGO vai mesmo ficar às claras na minha prateleira de Professor, para que os meus alunos possam usufruir da BELA-ARTE de falar em flores sem cheirar a hortaliças.
                           Salgueiro do Campo 13 de Dezembro de 2009/11horas 19 minutos manhã muito fria








MORREU GUIDA MARIA, UM ESPANTO DE MULHER



TINHA 67 ANOS
É (TAMBÉM) UM ÍCONE da cultura dos TEMPOS MODERNOS nos DOMÍNIOS DA REPRESENTAÇÃO E DA CORAGEM ENQUANTO MULHER E CIDADÃ.

...lá  esperaremos NAS CERIMÓNIAS FÚNEBRES AS FIGURAS DE ESTADO- Senhor Presidente e Sr. Primeiro Ministro , E DEPUTADOS   REPRESENTANTES DOS PARTIDOS ASSENTES NA AR.



Sem comentários:

Enviar um comentário