LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sexta-feira, 18 de junho de 2021

ONLY SCHOOL-REVOLUÇÃO

 

 

 

 


Projecto revolução

revolução

 

 


Uma espécie de amor, intenso.

...este abraço representa um mundo, o respeito e a gratidão. Como um RIO que corre para todos os  MARES.

« ...mas o que  vou mais ter saudades é dos mails às 5 da manhã com os conselhos e a motivação!»Atleta Madalena.


As palavras escritas pela Madalena  na aula da partida reflectem o que te quero dizer ó JF .Pragmaticamente só um bocadinho, um fragmento desta caminhada de meses, onde não senti a adversidade tanto badalada sobre as misérias da pandemia.O objectivo continuou a ser o mesmo de sempre- aproveitar   o "CAOS"existencial  e as tuas "deixas", ser a mesma pessoa de muitas formas. E aqui entras tu,  subtilmente , uma sombra, como uma borboleta  que não faz vento ao passar, em frente da narigueta. 

Ao de leve como a brisa no fim de tarde de um dia de verão. Poderia  encaixar este "discurso "na parte final do artigo ou mesmo na FEIRA das VAIDADES, mas, nada entre nós poderá ser previsível. Nunca o foi nestes poucos meses de intenso convívio  onde os silêncios se transformaram sempre em  actos de rara beleza.

 



 Como um  ANJO operário dos que metem a mão na massa e chafurdam na terra, igual os benditos sagrados porcos dos bosques de outros tempos que sabiam onde paravam as trufas. Tu!! !! (quando estas existiam com fartura e os bosques também)

Esta forma de fazer   escola, aparentemente marginal. trabalhar em equipa, mas sem autoritarismos nem precipitações . Aqui entra  também  o respeito. 

«-Sentes-te respeitado ó ÁLVARO?» ouvi de um amigo há muitos meses, caíram-me umas lágrimas no momento, percebi ao que se estava a referir. Os olhos  molhados representavam a opressão vivida por mais de uma década numa escola que ficou de pantanas, ainda permanece hoje, basta olharmos os espaços exteriores, e representavam estupefacção pela cobardia de muita gente que se ausentou e deixou a decadência instalar-se aos poucos. O desrespeito e a cobarde aceitação  fizeram história nos últimos 12 anos. 

E também foi por este meu amigo assistente de muitas das minhas batalhas , ter esquecido que não desarmo perante os dramas  e inevitabilidades que me batem à porta. Porque se me confronto, TENHO CERTEZAS e as minhas razões para vencer esses confrontos que corroem os dias de quem dá o seu melhor. (as lágrimas foram  por este motivo, e ainda dói hoje a sua distracção). 

O respeito é tudo o que partilhámos juntos ,e o que direcciono sempre aos grupos das minhas salas. Não é  exactamente o mesmo dos decretos tão em voga na organização das sociedades ditas evoluídas, as letras pequeninas que ninguém lê. O respeito é o envolvimento, o passar o risco, o estar na totalidade. SEMMMMMMMMMMMPRE com o objectivo de tirar prazer da partilha que se faz com os alunos. SERMOS um grupo de combatentes em prol do conhecimento. Nunca me senti perdido, nesta longa viagem de 30 anos na AL, maltratado sim, muitas vezes. Mas  >>>SEMPRE! SEMPRE! SEMPRE REINVENTADA (a viagem). Nesta carta de memórias vejo o teu rosto mas também outros que me acompanharam  nas últimas 3 décadas Jorge Penalva, Hélder Rodrigues, mais recentemente o Tiago e o Alexandre Pista. Gente competente e útil a uma escola que se quer para os ALUNOS, SEMPRE para os alunos. Um LUGAR que não deverá ser utilizado por projectos duvidosos de promoção pessoal.

Pragmaticamente tu Jorge Ferreira, mais um como o Pista , utilizados pela infernal máquina para taparem buracos. Obrigaste-me decentemente a subir a fasquia da qualidade (que está sempre alta). Com entusiasmo e sentido poético  trouxeste até o nosso convívio malditos como  os desalinhados. Recordo o KHARMS-Luiz Pacheco-O maluco do cesariny- o Jorge Ferreira artista de variedades-o Deleuze/Guatarro e por fim para fechar em grande o Gonçalo M Tavares com a sua revolução.

Mas, transportaste em ti não só o potencial da cultura que deverá estar nas bases da partilha pedagógica. Mais importante foi a generosidade e o amor (sempre o amor ) que deverão ser o motor que faz mover esta louca e deliciosa instituição chamada ESCOLA, tão confusa, de vestes desalinhadas, maltratada e abandonada por tantos. E afinal de uma forma simples, sem gastos de milhões, somámos ideias e semeámos futuro, juntos e acompanhados pela gaiatagem do 11º, que se envolveram, percebendo que o que estava a acontecer; não o podiam perder.

« ...não façais Terrorismo Poético para outros artistas, fazei-opara pessoas incapazes de perceber (ao menos po alguns instantes) que aquilo que haveis feito é ARTE. Evitai as categorias artísticas reconhecíveis, evitai a politica, não fiqueis para  a discussão, não sejais sentimentais; sede impiedosos, arriscai, vandalizai apenas o que merece ser desfigurado, fazei algo que as crianças recordem toda a vida.»Hakim bey.

OBRIGADO JF! POR eles também...

 Saudades são>>> necessárias.

 

 


  



 

       revolução

Escreve Artaud:

a sociedade amordaça a todos aqueles de quem ela se  quer  livrar, ou só proteger, por se terem recusado a converter-se em cúmplices de certas e imensas porcarias. Um alienado, é, na realidade, um homem ao qual a sociedade se nega a escutar, e ao qual quer impedir que expresse certas verdades insuportáveis.

 

Van Gogh, Suicidado pela Sociedade, de Antonin Artaud, era o livro preferido de Fassbinder.

 

Nessa lista de silenciados, Artaud coloca, além de Van Gogh, génios como Nerval, Baudelaire, Poe, Nietzsche, Kirkegaard, Holderlin, Coleridge. E não seria nenhum absurdo, atualizar tal lista, anacronicamente, com o próprio e com Fassbinder. 

 

UMMMH!??REVOLUÇÃO (...) ou uma pedra mesmo à mão (?)

 

— eu não aceito.
Não aguento ser apenas
um sujeito que abre
portas, que puxa
válvulas, que olha o
relógio, que compra pão
às 6 da tarde, que vai
lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.

(manoel de barros)

... 

 

Quatro homens livres não são mais liberdade do que um só. Mas são mais reverbero no mesmo fulgor.
Trocar a liberdade em liberdades é a moda corrente do libertino.
Pode prender-se um homem e pô-lo a pão e água. Pode tirar-se-lhe o pão e não se lhe dar a água. Pode-se pô-lo a morrer, pendurado no ar, ou à dentada com cães. Mas é impossível tirar-lhe seja que parte for da liberdade que ele é.
Ser-se livre é possuir-se a capacidade de lutar contra o que nos oprime. Quanto mais perseguido mais perigoso. Quanto mais livre mais capaz.
Do cadáver dum homem que morre livre pode sair acentuado mau cheiro - nunca sairá um escravo.
Autoridade e liberdade são uma e a mesma coisa.

(De uma folha volante distribuída na rua, em Lisboa, Maio de 1958)

MÁRIO CESARINY

rev

 olu     

Proj!!!!!cto revolução-ESCOLA

 


 Alunos das Escolas Primárias da região de Nisa a  caminho da Colónia balnear o Século no ano de 1945


SÓ ESCOLA!

Aparentemente não posso estar bem da cabeça.(ESTOU a PERDER QUALIDADES). Lançar-me sobre um artigo SÍNTESE de mais uma ano lectivo, sem criar uma dinâmica alternativa e interrogar-me perante a tragédia social dos nossos tempos, onde assistimos às maiores aberrações na conduta dos homens.  NÃO VOU ENTRAR DESTA VEZ POR ESSA "porta"É isto mesmo, há muito muito tempo que ambicionava escrever (expor-me como um verdadeiro técnico do ENSINO) direccionando-me para a prática pedagógica , sem mais qualquer ensinamento ou mensagem aparentemente CONTESTATÁRIA.

As crianças de Montalvão (hoje)serão quase todas elas AVÓS, os avós dos meus alunos a que este artigo se destina. Muitos deles iriam ver o MAR pela primeira vez. Chegados  à estação do cais do Sodré para destino OEIRAS-COLÓNIA BALNEAR o SÉCULO.

Elas são as últimas representantes de um tempo  há muito enterrado, não nas mEMÓRIA dos últimos utentes de uma sociedade parca em  objectos inúteis  e sem o monstro consumista.

 Há muito que suspirava por uma síntese técnica sem embaraços de qualquer espécie. 

« TAMBÉM  EU JÁ DESISTI? SERÁ? OU SERÁ QUE VENDI A ALMA AO DIABO.»

Não me parece, mas, é a forma de conseguir ser um pouco PRQAGMÁTICO E SEM DISTRACÇÕES , em mais este ano atípico. No qual procurei puxar pelos dois grupos e tentei fazer-lhes entender que não há alternativas à ESCOLA FÍSICA, ou no pior dos casos à digital. Ainda não apareceu o cérebro encantado que viesse com um milagre credível para que as antenas dos jovens fiquem em SINTONIA e regressem a casa de barriga cheia. 

  Como não existe nada assim procedi como sempre, calcorreei todos os caminhos onde encontrei os ANJINHOS PROTECTORES e metamorfoseei-me de muitas coisas durante todos estes meses, meti muita ADVERSIDADE, para trás das costas, fiz ouvidos de mercador e até suportei semanas após semanas algumas alunas/os a fazerem cera nas minhas salas. Nunca regressei a casa  com azia e continuei a tomar o meu banho pela manhã, tive dificuldade em escolher a roupa entre umas dezenas de hipóteses e no que respeita ao transporte,,, fechei os olhos e palreei 1UM DÓ LITÁ... 

Senti-me naturalmente um sortudo nesta viagem de descoberta onde quase sempre fui aluno, atento e a suspirar para ver a OBRA nascer.

Ultrapassei  muito além do exigido, COMPETÊNCIA E EVOLUÇÃO, FOI SEMPRE O QUE EXIGI ÀS TURMAS. Organizei todas as tarefas em documentos SUCINTOS, pois a rapaziada não tem tempo, nem espaço mental para escritos com muitas linhas. Muito raro ficar com o cu colado na cadeira da secretária e enfrentei destemidamente os PSEUDO-VÍRUS que andariam à solta nas salas de aulas. No ensino à distância fui fintado por alguns espertalhaços que em dois meses nada fizeram. Fiquei orgulhoso, afinal não me enganei no que respeita à análise da matéria humana do 12ºAVIS.NADA DESANIMADO OU FRUSTRADO- bati mais um recorde, desta vez posso orgulhar-me que vegetaram  do outro lado do "MONITOR" e não fizeram um traço EM 2 MESES DE AULAS VIA CLASSROOM. 

-TERIA SIDO da PANDEMIA? OU ESCOLHERAM o caminho errado (??)...

Irão entender daqui por meia dúzia de anos  o quanto foi importante a  passagem pela ESCOLA PÚBLICA.


Retrato do artista qualquer coisa



A maior riqueza
do homem
é sua incompletude.
Nesse ponto
sou abastado.
Palavras que me aceitam
como sou
— eu não aceito.
Não aguento ser apenas
um sujeito que abre
portas, que puxa
válvulas, que olha o
relógio, que compra pão
às 6 da tarde, que vai
lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai. Mas eu
preciso ser Outros.
Eu penso
renovar o homem
usando borboletas.



Manoel de Barros

Jorge Ferreira

quinta, 3/06, 22:12 (há 2 dias)


para mim


Agora vamos aos ESTILHAÇOS de mais um ano EXPLORADO e PARTILHADO por quase todos. 

 

PROJECTO RISKVS 20 




12ºAVIS

(3 anos lectivos)

NÚMEROS> CERCA DE 500 CONTACTOS VIA EMAIL

  Aproximadamente 50 DOCUMENTOS ENTRE PLANIFICAÇÕES, FICHAS DE APOIO A CADA DESAFIO E RECTIFICAÇÕES DE IMAGENS.

3 ANOS NUMA VIAGEM com o MUNDO da ARTE

COMPATIBILIDADES e INCOMPATIBILIDADES


 





Troca de lugares> O OUTRO LADO do aluno ESPADANAL

 Fotos-Jéssica
 
...ou o aluno a querer dar a volta à jovem  PROFESSORA(!).
 
 
 

(Fotos-Jéssica Martins)


REVOLUÇÃO-CORPO ARTE-OBJECTO

 

 

Corpo Humano como suporte e experimentação artística;

  • Materialidade e resistência do corpo;
  • Relações entre arte e a vida quotidiana;
  • Arte como forma de protesto;
  • Choque do espectador;
  • Uso de performances, videoartes e instalações;
  • Temática livre de preconceito (cultura do corpo, sexualidade, nudez,etc.);
  • Tatuagens, maquilhagem, deformações, travestismo, mutilações, escarificações, queimaduras, implantes e ferimentos.

 

  • Artistas contemporâneos que merecem destaque com trabalhos de body art são: Marina Abramovic, Ana Mendieta, Eva Hesse, Bob Flanagan, Viennois Gunter, Chris Burden, Gina Pane, Dennis Oppenheim, Urs Luthi, Michel Journiac, Youri Messen-Jaschin e Stuart Brisley
  • Helena Almeida.
  • Marcel Duchamp
  • Salvador Dali
  • António Variações

 

 


 

 

KOISAS COM NEXUUUS








REINTERPRETAÇÕES!DALINIANAS

 

AUTONOMIA e Aplicação dos conhecimentos adquiridos

Balbina Maria BORREGO

Francis

MD> Neste trabalho diverti-me utilizando várias obras de Dali (imagens anexas). Em termos gerais, dividi a ideia do REAL e do SURREAL, deixando ficar o artista do lado esquerdo (SURREAL). mantendo a ligação com a realidade através do bigode (imagem de marca).

A ROSA  o ponto central, significa a beleza que há no mundo. Todos achamos uma ROSA bela, e na minha opinião acho que Dali se inspirou nas coisas belas que o rodeavam para criar BELEZA. Revolucionando a ARTE e o sentido de tudo em que tocavam os seus olhos (...por isso tem um grande olho e outro a sair-lhe do crânio, pois consegue ver para lá  do imaginável). Finalizando a imagem 1 que conclui com o seu famoso relógio, para dar a entender que cada dia é um novo dia. E como o ARTISTA representou o ovo como o nascer do sol, interpretei o relógio e o ovo como tendo o mesmo sentido«TEMPO» e o «NASCIMENTO» ou seja o renascer dos dias.


Jane # John



Atleta

MD>Na folha da esquerda o elemento de maior destaque é o rosto de S Dali, no qual optei por utilizar várias cores e contrastes com guache. Esta imagem foi estruturada por diversas obras do pintor. Para realçar todos os elementos do conjunto, optei por por utilizar um tom cinzento com aguarela.. Usei cores improváveis no rosto que simbolizam foi uma pessoa diferente na sua época.. Nos restantes elementos utilizei o NIVELAMENTO, para realçar uma vez mais a ideia anterior.

No lado direito (detalhe), utilizei vários elementos da imagem esquerda e representei-os na lupa valorizando a SIMETRIA- utilizei a S por ACENTUAÇÃO com pastéis de óleo  e canetas. Para  a camisola do DALI trabalhei com grafite agurelável. Também no lado direito do projecto optei por utilizar Tinta- da - China para contrastar com os restantes elementos.

partindo da imagem 3 (anexos), surgiu-me a ideia de representar algumas partes do seu rosto com símbolos utilizados nas suas obras. O DEGRADÊ utilizado para colorir o seu rosto SIMBOLIZA a SUA CRIATIVIDADE e DIVERSIDADE de IDEIAS e ACTOS.

Optei por  desenhar  2 asas de Borboleta na assinatura, pois é algo que me remete para Dali. 


REINTERPRETA-ME HARING

Francis

MD> Neste trabalho inspirei-me nas cores vivas que Haring  utiliza e os padrões, mas a imagem como ponto de partida foi o coração vermelho, colocado no seu peito. Durante o processo decido "desmontá-lo" para dar a entender  o crescimento que um CORAÇÃO  faz durante a vIDA, tendo altos e baixos , mudando de cOR e partindo-se e reconstruindo-se.

Portanto o meu objectivo é mostrar o que é viver e aprender com os momentos bons e maus -tendo sempre um pensamento positivo e optimista. daí ter utilizado as cores VIVAS.



Jane # John



Patrícia



Atleta

MD> K Haring é conhecido pela sua ARTE DISTINTA já que acaba por transmitir a sua história de vida e alertar as pessoas para não cometerem os mesmos erros, embora o consiga fazer não de uma forma dramática, mas sim de uma maneira leve e divertida através das cores e das formas que utiliza.

  Na folha esquerda optei por criar um projecto estruturado em duas imagens (1-2 anexas) e os elementos representados nele não diferem muito das originais, embora tenha simplificado e dado cor à imagem 1 e tendo modificado segundo a minha maneira de ver a imagem 2. Decidi não fazer alterações muito visíveis, pois quis que a sua essência  permanecesse. Utilizei guache e caneta preta  para o fundo e aguarela e caneta preta para o retrato de Haring.. Escolhi fazer a representação por NIVELAMENTO, poi sé uma característica das suas obras.

  Na folha direita o fundo é baseado numa das suas obras, apesar de ter modificado a representação dos "bonecos" de uma forma com a qual me identifico mais. Em relação à cor mantive tons idênticos aos utilizados pelo artista.

  Trabalhei com canetas aguareláveis e de ponta fina pretas. Os três elementos em destaque (imagem 3 invertida) e com a cabeça modificada) tem a intenção de transmitir movimento . A ideia da tinta  a escorrer surge de um erro, embora se tenha transformado num elemento diferenciador e de destaque  que trouxe uma nova personalidade a este projecto. os materiais foram acrílicos para os escorridos. 

Puxa plo Basqyuiat!! PÁ e PLA ALMEIDINHA HELENA

Jane # John


Madalena  a ATLETA que quer ser ENGENHEIRA. E SERÁ, uma ENGENHEIRA com muita bagagem de  ARTE.

MD> Tal como a Helena Almeida, também eu gosto de CORES mais ESCURAS e, por isso identifico-me com ela. Foi uma grande artista portuguesa e considero que foi uma ARTISTA do CORPO muito experiente.

  Na folha esquerda , um elemento importante é a representação  de HA (imagem 1 anexa)  co lápis de grafite aguarelável. Da sua boca sai a sua CRIATIVIDADE que também está presente na folha da direita. Este "FIO" foi pintado com guache da cor que está na página 4 do livro-em Nivelamento . O fundo foi concretizado com tinta-da -china preta e apresenta a diferenciação POSITIVO-NEGATIVO, destancando-se alguns desenhos da Helena.


  Na folha direita, podemos ver que a CRIATIVIDADE vai até á boca  de um novo retrato da artista (imagem 2-anexa) que foi realizado com grafite. na reflexão deste retrato , fiz uma invenção  e adicionei o HIJALO tal como está na imagem 3.

  Nesta reflexão já não é possível a criatividade "passar", perdendo-se no fundo. Para a representação de Helena Almeida na reflexão, utilizei caneta aguarelável preta, para o Hijalo que está em NIVELAMENTO , e caneta ponta fina preta para o ROSTO.


Silva a INÊS

  Após ver esta obra de Helena Almeida, fui invadida por um único pensamento : MULHERES LUTADORAS!

 

 A reiterpretação foi efectuada pela tira vermelha  presente no pé da artista, uma vez que, esta poderia simbolizar a luta constante das mulheres pelos seus direitos e igualdades, que por fim, foram finalmente conquistadas. 

  Para reforçar esta ideia, decido procurar em alguns jornais  algo marcante desta luta. Foi então, que encontrei uma carta  do ano de 1976 com certas "exigências" das mulheres dessa época. Ainda nessa carta, coloquei ao centro a obra de Helena, tendo como efeito final que tudo fizesse parte de um só. A tinta vermelha a escorrer da ARTISTA representa a dor e as lágrimas derramadas por todas as mulheres lutadoras.

  Concluindo, no lado direito há outra obra da HA, reforçando a ideia da carta, pois apesar de todas as lutas e esforço, HAVERÁ SEMPRE UMA DIFERENÇA entre AS IGUALDADES e, por isso, nós mulheres acabamos por ficar na sombra do estatuto superior dos homens.


Madalena (detalhe de Helena Almeida)

Alguém se lembra da MARINA(??)

 Abramović

 

Jéssica

  Para o quarto trabalho, a  artista escolhida foi MARINA ABRAMOVIC, uma das maiores representantes da PERFORMANCE ART. No lado esquerdo está representada a INTENCIONALIDADE da FRAGMENTAÇÃO, onde se representam várias performances  extraordinárias da artista, representadas de uma forma mais geral e abrangente.

 No lado direito representei a "SIMETRIA do formato rectangular com o lado oposto. No interior do mesmo encontramos o registo gráfico do rosto da artista, fragmentado em dois. Com uma expressão mais objectiva (realista).

  Assim como alguns elementos animalistas (cobra e escorpião) destacados em algumas das suas obras.

  Num dos lados utilizei tons neutros, enquanto que no outro , foi aplicada  a COR - simbolizando os diferentes estados de espírito da artista.   Os materiais(utensílios) utilizados  foram lápis de grafite, lápis de cor e canetas. 

E do Pablo Ruís del PICASSO??


 
MD> Não poderia faltar um dos maiores nomes do mundo da arte, Pablo Picasso. Este foi um excêntrico pela inovação que trouxe à arte, indispensável e incomparável, mas também pelo espírito irreverente e rebelde. A utilização de cores e pastéis no retrato do artista  foi em busca de algumas semelhanças com retratos da sua autoria. Acrescentei algumas linhas na procura de representar a GEOMETRIZAÇÃO das formas pelas quais ficou famoso, fundando o CUBISMO. Quanto ao lado direito criei uma espécie de "FESTA de CHÁ" entre vários dos seus retratos femininos, isto para simbolizar as inúmeras mulheres da vida de Picasso que lhe serviam de inspiração para as obras, porém, ao possuir uma sexualidade fortemente atrelada  a um desejo  de dominação e posse objetificava-as ao nível dos quadros, usando-as e abusando delas sobretudo emocionalmente até as deixar vulneráveis e debilitadas, desfanzendo-se delas quando atingiam o ponto de rutura.


Patrícia Cabaço

 


 E falta QUEM??? XUXA NO DEDO..deixa-me cá ver ??

AH o YVES KLEIN dos AZUIS da ALMEIDA.

 


 Patrícia Cabaço

MD> Como terceiro trabalho apresento YVES Klein, um dos artistas plásticos com mais significado para mim. Como não podia deixar de ser, todo o trabalho no seu conjunto é relativamente monocromático, em espelho para com as suas obras. Para o lado esquerdo cobri a minha própria mão de tinta azul e pressionei-a

contra o papel em conformidade com as performances

em que cobrindo também de tinta azul o corpo dos modelos despidas, lhes pedia que se movimentassem sobre as telas com o objectivo de imprimir tais movimentos, à semelhança de "pincéis-vivos". Ainda também como referência os corpos nus desses modelos, está do lado direito a representação de uma escultura do artista, também ela um corpo feminino despido. 

 



  <até lá ainda faltam uns anitos  da procura do pó mágico que me chega em cada fornada de alunos que começam a  habitar os espaços sempre em Setembro.

Quem se APLICOU e foram muitas , tornaram mais límpidos todos os desafios que enfrentarão no FUTURO. A FELICIDADE não é (nunca foi) LINEAR. A FELICIDADE são pequeninos presentes escondidos  para lá de cada OBSTÁCULO, não basta ultrapassar estas barreiras, teremos ainda que ir procurar esse tal presentinho escondido.Algures... 



Mas não me quero despedir sem vos recordar este passeio de 3 anos que juntos fizemos. Aclara-vos as memórias da grande força que é a ARTE e a bagagem que ela esconde nos bastidores.

 

Detalhes DE e PARA as Cabaços

"lambidelas e MUITA PACIÊNCIA de JÓ! -a culpa é da Patrícia.

 


 MOVIMENTAÇÕES marginais

 

 


 

(Fotos>Jéssica Martins)

FORMA
VOLUME
gradação tonal








 










...isto é tudo MUITA BOM PESSOALIIIII!Parabéns por tanto darem ao dedo nestes últimos meses.

 

AGORA e para a despedida

ESTE AVIVAR das

FACTOS  em DEFESA  do  LUGAR GRANDIOSO     que   é a    ESCOLA enquanto ESTRUTURA da sociedade

10ºANO

http://pensadorlobo.blogspot.com/2019/06/laredo.html 


 


 


 


-Afinar os instrumentos.

-APRENDER  A ver E A REPRESENTAR 

-CONHECIMENTO DA TERMINOLOGIA DA ARTE.


PLANIFICAÇÃO ANUAL
(LONGO PRAZO)

OBJECTIVOS
APRENDER A VER
APRENDER A CONHECER
APRENDER A REPRESENTAR
Aprender a utilizar as ferramentas da arte

. MATERIAIS RISCADORES (I !)
GRAFITES-CANETAS-LÁPIS AGUARELÁVEIS-TINTAS
. PROCEDIMENTOS
ESTUDO DE FORMAS NATURAIS-ESTUDO DE FORMAS ARTIFICIAIS-O ROSTO HUMANO NA OBRA DE ARTE-ESTRUTURAÇÃO- APONTAMENTOS
COMPOSIÇÃO
. ENSAIOS-PROCESSOS DE SÍNTESE
TRANSFORMAÇÃO GRÁFICA-SIMPLIFICAÇÃO-REPETIÇÃO-ROTAÇÃO-SOBREPOSIÇÃO-TRANSPARÊNCIA-OPACIDADE-FORMAS-TEXTURAS E PADRÕES
. CONCEITOS ESTRUTURAIS DA LINGUAGEM PLÁSTICA
FUNÇÕES DA LINHA-TEXTURAS REGULARES E IRREGULARES-VALOR CLARO-ESCURO

. FORMA-PLANO E SUPERFÍCIE
FIGURA-FUNDO-POSITIVO-NEGATIVO
A LINHA DE CONTORNO- O ESPAÇO PLÁSTICO-ORGANIZAÇÃO DO CAMPO VISUAL- RELAÇÃO DAS FORMAS NO ESPAÇO
SEMANA APÓS SEMANA

-Estrutura do plano e consequente entendimento de como se aborda um suporte.

-Formatos de suportes e a  utilização destes mesmos formatos (A2-A3-A4-A5-A6).

-Terapia de XÓKI.  O gestualismo e a linguagem do ESBOÇO. 

-Interpreta AMOR-GUERRA-SONHO-NATUREZA.

Performance- O SER de TODAS as MANEIRAS.

-ANCESTRALIDADE-Proporções da cabeça humana. Familiares FRONTAL-PERFIL.

-Conhecimento de novos materiais e muitas técnicas expressivas.

BANQUETE na PIZARIA ITALIANA oferecido por um Italiano com o coração tamanho do seu restaurante. Neste tempo, uma raridade GESTOS desta NATUREZA. 

11ºAno

 http://pensadorlobo.blogspot.com/2020/06/ri-di-cu-la-mente-geniais.html 


 

2019/2020

TRANSFORMAÇÃO GRÁFICA e NOVAS LINGUAGENS.

 


 

Noção de SUBJECTIVIDADE.


 

E OBJECTIVIDADE.

-CONHECIMENTO DE NOVOS TERMOS ESTRUTURAIS PARA A REPRESENTAÇÃO EM ARTE.

-Naturezas Vivas/MORTAS

Estrutura IMPLÍCITA e ESTRUTURA EXPLICITA.

FORMA ESTRUTURA e COMPOSIÇÃO 


A Linha a IMPERATRIZ das formas

DINAMISMO.

movimento-ritmo-padrão figurativo

-A linha como elemento fundamental na construção das formas.

Caneta de cana tintas e café.

-TrÍptico-Várias expressõ9es.

INSTALAÇÃO "PROSTRAT".

-Paisagem Natural com animais e natureza-morta, 

Formato A2. OBJECTIVIDADE

«PROJECT SEVEN»

Módulo-rede modular-padrão.

Desconstrução


Oficina na CASA AZUL-Exposição ENCANTAL-Esboços canetas.

2020 2021

AUTONOMIAS

QUEM UNHAS TEM MELHOR TOCA VIOLA

-Projecto livre IDENTIFICAÇÃO "I´AM!" 

-Comunicação-cartaz

-Contextos e ambientes-detalhes de uma cozinha.

-Axonometria- O meu caixote do monocromático.

-Pedra  da calçada em movimento num caixote transparente.

-Ilustra uma receita-PALAVRA IMAGEM.

-Axonometria

REAL IMAGINADO-no mundo de ALICE .

-Cadeira ESTRAMBÓLICA-INVENÇÃO.

CASA das BONECAS

-Perspectiva Cónica.

DETALHES  com materiais  e expressões diferentes.

Perspectiva de uma cidade-Paisagem urbana 2 PONTOS de FUGA.

7- Paisagens Naturais e Urbanas a serem puxadas por  um ser humano.

Noção de movimento e sobreposição.


CORPO-ARTE

Conhecimento e reinterpretação de novas linguagens artísticas.

Noção de uma MEMÓRIA DESCRITIVA.

METAMORFOSE-MR. ROBISON.

OBJECTIVIDADE-GRADAÇÃO TONAL-SOMBRAS PRÓPRIAS e SOMBRAS PROJECTADAS.

-ILUSTRAÇÃO


REVOLUÇÃO 11ºAVIS

 

8 PROCESSOS e + 1nnns quantos(!?)

021

projecto

RISKVS,#

Outubro2020

(conquistando o espaço-aula)
 http://pensadorlobo.blogspot.com/2020/10/respect-respeitorespeito.html
Imprescindível-O CARTAZ

 
DEZEMBRO

-CAOS performance





somos futuro!

JANEIRO /FEVEREIRO / MARÇO-20/21

http://pensadorlobo.blogspot.com/2021/02/fronteiras-com-class-tuareg-studio.html 

aulas  CLASSROOM


...PROJECTO CORPO-ARTE-OBJECTO




 

uma  outra provocação

CAPTA ÉCRAN (!)

 JUNHO-FINAL-2021

Feira das VAIDADES



 

DIÁLOGOS com 1 SOFÁ

SÓ ESCOLA

http://pensadorlobo.blogspot.com/2021/06/a-feira-das-vaidades.html 





http://pensadorlobo.blogspot.com/2021/06/revolucao-only-school.html


ABSURDO!


“ Meu campo” diz Goethe “ é o TEMPO”.


 O HOMEM ABSURDO

 


021-FICÇãO

REVOLUÇÃO

PROCESSO 8

Com> Peter Harskamp

         > Fabien Delaube

          >  Sergei Isopov

           >Philip wakeham

 

2 MESES de EXAUSTÃO KRIATIVA

 

SUPORTES-CONFIGURAÇÕES.

(8 folhas do semanal)

Base formal (formato)-QUADRADO 20x20 cm

 

Formatos para o projecto revolução

QUADRADO Rectângulo Circulo triângulo

 

 



 

Aa mediana vertical será a fronteira perfeita do nosso universo

 

 Parâmetros de avaliação

 

Contorno/ Volume/ Espaço Negativo/ Linha/ Mancha/ Rotação/ Alto Contraste

Proporções/ Morfologia/ Uso conforme dos meios e técnicas solicitados/ Domínio técnico/ Expressividade /Invenção e CRIATIVIDADE.

 

Proporções/ Morfologia/ Volume/ Textura/ Domínio de Meios e Técnicas

Metodologia de trabalho/ Autonomia/ Empenho/ Gestão do tempo

RISKVS 021


 

A CULPA tb é do JF



 

Colorado? Claro?

Penso que mostrar só o lado cor-de-rosa das coisas é pecar por omissão. Mas mostrar só o lado negro das coisas é pecar também e também por omissão. É preciso mostrar o lado ultravioleta e infravermelho. O lado verde, o lado azul, o lado branco. Gosto de ver. Não sou nada "voyeur" (o feminino deve ser "voyeuse"). Não há, é claro, perversão nenhuma nisto. Gosto de cores, de todas as cores. Do amarelo gritante, berrante, garrido, chilreante da casa em frente. E gosto de ver claramente visto e claramente vista. Gosto de participar e de ajudar.

Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), o pintor impressionista, pai do realizador de cinema Jean Renoir, descobriu numa tabacaria o segredo da pintura. Entrou para comprar tabaco a pensar na pintura e nos seus problemas. O empregado mostrou-lhe duas caixas e perguntou-lhe:

- Colorado? Claro?

Renoir respondeu:

- Colorado! Claro!

Mas esta era a resposta à questão que o preocupava de facto: o que é a pintura? Renoir comprou as duas caixas de tabaco e saiu.

Conheço esta história em terceira mão. Vem em Inglês no livro "Renoir" de Colin Hayes, Spring Books, Londres, 1961, p.24. O autor diz que este episódio da vida de Renoir está relatado por Albert André na sua biografia do pintor, "Renoir", Paris, 1923. A terceira mão de que falo é o próprio Renoir a contar a história, vivida por si, a outra pessoa. Originalmente a história acontece com duas palavras espanholas: Colorado, Claro. Dois adjectivos que são também dois nomes próprios. Em Francês, com Renoir e Albert André, em Inglês com Colin Hayes e aqui em Português comigo mantém-se o Espanhol.

Não vale a pena dizer que os quadros de Renoir são lindos e que os devem ver e rever. Uma das coisas mais maravilhosamente democráticas deste meu tempo é haver chapéus-de-chuva com a reprodução estampada do quadro de Renoir "The umbrellas". A minha amiga e vizinha Maria da Luz comprou um chapéu destes em Viena. E ainda mais maravilhosamente democrático é ser cada vez mais fácil poder ir a Londres ver face a face o verdadeiro quadro de Renoir na National Gallery.

Conversar com Renoir face a face e tomar café com ele no café Danúbio como faço com a Maria da Luz seria fantástico. Acredito piamente que um dia, não muito longe, não muito perto, no tempo que há-de vir, no espaço prometido, isso terá lugar, acontecerá.

As reproduções de obras de arte fazem mais bem do que mal porque embora as adulterem e banalizem, familiarizam-nos com elas. Ponho aqui, no entanto, duas questões que me parecem fundamentais. Uma caixa de bombons Baci (quer dizer beijos em italiano) com a reprodução de "O beijo" de Klimt na tampa não são beijos: são bombons, são chocolate. E uma reprodução do quadro "O beijo" de Klimt não é o quadro "O beijo" de Klimt. Nunca estudei Biologia, mas sei que um clone de Klimt não pintará outra vez "O beijo". Sabemos que o único acontece uma vez e não se repete. E só há únicos. A reprodução fez sempre muita confusão. Cito J. L. Borges (texto intitulado "Tlön, Uqbar, Orbis Tertius" incluído no livro "Ficciones"), traduzo, "um dos heresiarcas de Uqbar declarou que os espelhos e a cópula são abomináveis porque multiplicam o número dos homens". Apetecia-me escrever muito mais sobre este assunto mas esta crónica já está com 3 788 caracteres. Tem no máximo 4 500 caracteres. Vou parar. Não quero meter o Rossio na Betesga.

Nem tudo são rosas. A par de mim e de tanta gente que se deleita com Renoir há os que não querem, não podem ou perderam a capacidade de se deleitar com Renoir. Há tempos, ao sair do Centro Comercial das Amoreiras, vinda da capela, um pobre, dos muitos que andam por lá à volta, veio ter comigo. Ia-lhe dar uma esmola, mas ele disse-me que não queria dinheiro. Pediu-me que lhe comprasse um croissant com queijo. Não valia a pena dar-lhe o dinheiro porque os seguranças não deixam entrar os maltrapilhos. Voltei atrás, comprei-lhe o croissant com queijo não sem pensar que podia ser um aldrabão que me estava só a gozar. Mas não. Vi-o comer o croissant. Conversámos mais. Passa ali o dia e também, é claro, não o deixam entrar para ir à casa de banho. Fiquei com a impressão de que era um pobre sério. Pus-me a pensar se o deixariam entrar no Centro Comercial das Amoreiras só para ir à capela. Provavelmente não. Isto escandalizou-me, horrorizou-me. Passei a frequentar a igreja de S. Domingos, ao Rossio, as marcas do fogo não foram apagadas e na porta principal há um cartaz discreto mas bem visível que diz "Assistência de emergência". Aí se dão em bom Português moradas e telefones para encontrar em Lisboa comida, abrigo, duche, trabalho, advogado, etc.

Não é fatal que a sociedade do bem-estar exija a sociedade do mal-estar. Mais do que não ser fatal, não é sensato. E é imoral.

O chapéu-de-chuva da Maria da Luz é Made in China, feito possivelmente por chinesas operárias pagas ao preço da chuva.



Adilia Lopes

 

FEIRA das VAIDADES

 


 

Diálogos com 1 sofá.

1-2-3-4-5 actividades

Dia 17>08.30/12.00 horas


 

 

.A FEIRA DAS VAIDADES-A EXPOSIÇÃO MAIS CURTA DO MUNDO-corpo arte objecto.

LOCAL> Entrada principal da ESCOLA:>> PRAÇA da REVOLUÇÃO

 

Revolução COM jf (5) (JF a Cruz, a Laura, a Lara Marques e a Matilde)

1-                           A que horas começa a REVOLUÇÃO?

2-                           HÁ, meu caro, a REVOLUÇÃO é um sentimento, é uma sensação, uma necessidade de mudança.

1-                           A que horas começa?

2-                           Às 08.00. Na praça central.

3-                           E quantas pessoas estão previstas participar na revolução?

4-                           Ah, meu caro. A revolução é um movimento que nasce da vontade individual. De uma insatisfação humana não partilhável, de um instinto solitário que nos leva a querermos, sozinhos, destruir o velho e fazer novo.

 

 

Gonçalo M tavares

 

TODAs as ACTIVIDADES decorrem em simultâneo

 

RIZOMA

 como cada um de nós era vários já fazia muita
gente (o múltiplo há que fazê-lo)

um

conhece (não sejam um nem múltiplo
os sejam multiplicidades)

seus

façamos R I Z O M A e não raiz
ensinar nada tem a ver com significar,

mas com calcorrear
cartografar,
mesmo terras por vir

qualquer ponto de

R I Z O M A

pode ser conectado com qualquer
outro
e tem de sê-lo

 a escola faz bolbo
estabiliza-se
à volta de
uma paróquia
de um bispado
de uma capital por isso a nossa pátria

é
a anarquia o caos
e também as memórias

 


 









VISITANTES AMOROSAS-Gaby-Carlota E............ 

 

 Maio

 





 


Revolucionar o que está em "CACOS"-DESEJOS.

Éden Garden


 




 

numa mesma praia: acontecimentos vividos
determinações históricas
conceitos pensados
indivíduos grupos formações sociais

afectos transformações (ser o que se faz
também no modo
como se faz)

 

 não temos unidades

de medida
mas apenas multiplicidades ou variedades
de medida

um R I Z O M A

pode ser inter-
rompido, quebrado num sítio qualquer mas

logo
retoma segundo esta ou aquela das suas linhas
segundo outras linhas

(há rupturas no R I Z O M A
cada vez que as linhas segmentares E X
P

L O D

E M
numa linha de fuga,

mas a linha de fuga faz parte do R I Z O M A)

revolução R I Z O M A (fazer o mapa e não o

decalque)

o R I Z O M A opera sobre o desejo por impulsos
exteriores e produtivos
o R I Z O M A não tem
começo nem fim

mas sempre um meio

pelo qual cresce e trans-
borda

ROER

AS
DUAS MARGENS

TOMAR A VELOCIDADE
DO MEIO

 revolução rizoma / jorge pedro ferreira / abril 2021
(cut-up sobre texto de Deleuze/Guatarri)
com amizade&admiração para o Á£VARØ ESPADANA£

 mENTIRA!

MENTIRA!!

TUDO MENTIRA...ILUSÃO, ILUSÃO.REVOLUÇÃO!!

Ilusão//O
Engano
FICÇÃO///ICCIONADO
FIC,,,MENTIROSOS!
os de cima e os debaixo
ESSENCIALMENTE
CONTRASTE e evolução
REVOLUÇÃO

 
Vocês sabem lá...






 

        

5Revolução 5

Contraste frio-neutro (COR) REPETIÇÃO 4 vezes num quadrado com 15 cm de lado-Noção de rede modular-módulo. REPETIÇÃO IRREGULAR. HARMONIA-CONTRAST.

Nivelamento acentuação.

 
 ...de /////ovimento e reiterpretação inventada-ESTAMOS ENTENDIDOS. ESPAÇO TB-OCUPAÇÃO do SUPORTE (I) suportes.

volume AOS CONTENTORES-VOLUME E COR

 Chamada Geral


"Avisam-se todas as polícias
fugiu um homem

tem
olhos muito abertos
duas mãos dois pés
caminha persistentemente

atenção
supõe-se que é perigoso

sinais particulares:
baixa-se com frequência
para fazer festas a um gato
apanha folhas caídas
antes que o varredor as leve
gosta de tremoços

atenção
GOSTA DE TREMOÇOS

repete-se
avisam-se todas as polícias
anda um homem à solta
à solta

atenção
tem-se como certo
que é
realmente perigoso

os aeroportos
já estão sob vigilância permanente
tudo está a postos
não poderá passar
por nenhuma fronteira
que seja conhecida

insiste-se
avisam-se todas as polícias
anda um homem em liberdade

atenção
em liberdade

delações muito recentes
permitem afirmar
que fala com frequência

todo o cuidado é pouco

consta também
embora sem referências concretas
que está sempre presente
nos locais os mais suspeitos
apela-se com insistência
para o civismo de todos os cidadãos
para a denúncia rápida e eficaz
há recompensa

atenção
anda pelo país um homem
livre

não se sabe o que fará

exige-se
a quem o vir
que atire imediatamente
é urgente

atenção
atenção
chamam-se todas as polícias
uma informação
da máxima importância
relatórios afirmam
que frequentemente
sorri com extrema virulência

repete-se o apelo
ATIREM PARA MATAR
NADA DE PERGUNTAS."




Mário Henrique Leiria

 


aqui há gato! 

 


 

-Não! É uma OFICINA de ESCRITORES quase normais.

REVOLUÇÃO 1/2

1

Linha definindo apenas contornos (principais e secundários), sombras evidentes com trama. O fundo pode ou não ser colorido.


 



Lápis/Grafites/cor










 

 


2

Linha definindo forma, volume e claro/escuro ( conceito de trama)-Todo o volume com trama –sombras evidentes-intermédias e claras.

 

 

3

Mancha

 EXPRESSIONISTICAMENTE EXPRESSANDO







 


Definindo forma, volume e claro/escuro

Lápis de cor aguarelável e lápis de grafite aguarelável-.

4REVOLUÇÃO4

 






 




 

Espaço + e  negativo Jogo de formas em fusão (encaixadas)

Acrílico ou guache.Preto e branco.

 

rev-6/7/8

DESCONSTRUÇÃO-ESPIRAL-ROTAÇÃO -GRADAÇÃO TONAL E PERDA DE DEFINIÇÃO DAS FORMAS. 

FIGURATIVO-NãO FIGURATIVO

DESCONSTRUÇÃO-O NEGATIVO tramado

 


 





 

...tudo ficção,foram enganados pelo ÍNDIO. 

 

A REALIDADE VIRÁ em 22. 

 


 


AH o TIAGUSART(??!)> é uma PÉROLA NA MINHA VIDA e, em todas as escolas onde aproveitam a sua genialidade NATURAL. SEM ele toda esta história ficaria  DESCOLORIDA.
...um ABRAÇO no HENRY ONE pela viagem que ainda continua, juntos.

 
E ao PIO que por  acaso e a vida tem destes acasos , ia a passar no passeio em frente à FEIRA.

Concluindo

  Como se poderá constatar, a Planificação do início do ano será sempre uma leviana (incompleta) estrutura de trabalho. Toda a importância numa disciplina como o Desenho ou qualquer outra da área das Artes, reside na construção de um projecto sólido, criativo e atento aos acontecimentos que envolvem o grupo de trabalho. Nasce e será concretizado,  com o conhecimento entre os pares (o grupo). A sua “história “ só ficará completa, na soma de todos os instantes. Reflexos da exigência criativa e da evolução dos alunos enquanto seres sociais, aula após aula, mês após mês. As actividades com maior riqueza de conteúdo do ano lectivo que agora terminou, surgiram com as turmas estruturadas  e o conhecimento e confiança estabelecida  entre os alunos e o professor.

Refiro ainda que fomos enriquecidos com a presença em momentos chave do Professor de Português  Jorge Ferreira- tornando-se um factor de união e abertura para novas realidades culturais.

Fomos longe ( …como as imagens e as palavras provam) porque aprendemos o significado da insatisfação e da exigência.

 

  O Professor da Disciplina de Desenho a

Turmas 11ºano e 12º ano

04/07/2021-Espadanal


ENCERRAMENTO do projecto RISKVS-20/21


COMEÇA AQUI 

 022

 

O:

 


FACTOS






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