Projecto revolução
revolução
Uma espécie de amor, intenso.
...este abraço representa um mundo, o respeito e a gratidão. Como um RIO que corre para todos os MARES.
« ...mas o que vou mais ter saudades é dos mails às 5 da manhã com os conselhos e a motivação!»Atleta Madalena.
As palavras escritas pela Madalena na aula da partida reflectem o que te quero dizer ó JF .Pragmaticamente só um bocadinho, um fragmento desta caminhada de meses, onde não senti a adversidade tanto badalada sobre as misérias da pandemia.O objectivo continuou a ser o mesmo de sempre- aproveitar o "CAOS"existencial e as tuas "deixas", ser a mesma pessoa de muitas formas. E aqui entras tu, subtilmente , uma sombra, como uma borboleta que não faz vento ao passar, em frente da narigueta.
Ao de leve como a brisa no fim de tarde de um dia de verão. Poderia encaixar este "discurso "na parte final do artigo ou mesmo na FEIRA das VAIDADES, mas, nada entre nós poderá ser previsível. Nunca o foi nestes poucos meses de intenso convívio onde os silêncios se transformaram sempre em actos de rara beleza.
Como um ANJO operário dos que metem a mão na massa e chafurdam
na terra, igual os benditos sagrados porcos dos bosques de outros tempos que
sabiam onde paravam as trufas. Tu!! !! (quando estas existiam com fartura e os bosques também)
Esta forma de fazer escola, aparentemente marginal. trabalhar em equipa, mas sem autoritarismos nem precipitações . Aqui entra também o respeito.
«-Sentes-te respeitado ó ÁLVARO?» ouvi de um amigo há muitos meses, caíram-me umas lágrimas no momento, percebi ao que se estava a referir. Os olhos molhados representavam a opressão vivida por mais de uma década numa escola que ficou de pantanas, ainda permanece hoje, basta olharmos os espaços exteriores, e representavam estupefacção pela cobardia de muita gente que se ausentou e deixou a decadência instalar-se aos poucos. O desrespeito e a cobarde aceitação fizeram história nos últimos 12 anos.
E também foi por este meu amigo assistente de muitas das minhas batalhas , ter esquecido que não desarmo perante os dramas e inevitabilidades que me batem à porta. Porque se me confronto, TENHO CERTEZAS e as minhas razões para vencer esses confrontos que corroem os dias de quem dá o seu melhor. (as lágrimas foram por este motivo, e ainda dói hoje a sua distracção).
O respeito é tudo o que partilhámos juntos ,e o que direcciono sempre aos grupos das minhas salas. Não é exactamente o mesmo dos decretos tão em voga na organização das sociedades ditas evoluídas, as letras pequeninas que ninguém lê. O respeito é o envolvimento, o passar o risco, o estar na totalidade. SEMMMMMMMMMMMPRE com o objectivo de tirar prazer da partilha que se faz com os alunos. SERMOS um grupo de combatentes em prol do conhecimento. Nunca me senti perdido, nesta longa viagem de 30 anos na AL, maltratado sim, muitas vezes. Mas >>>SEMPRE! SEMPRE! SEMPRE REINVENTADA (a viagem). Nesta carta de memórias vejo o teu rosto mas também outros que me acompanharam nas últimas 3 décadas Jorge Penalva, Hélder Rodrigues, mais recentemente o Tiago e o Alexandre Pista. Gente competente e útil a uma escola que se quer para os ALUNOS, SEMPRE para os alunos. Um LUGAR que não deverá ser utilizado por projectos duvidosos de promoção pessoal.
Pragmaticamente tu Jorge Ferreira, mais um como o Pista , utilizados pela infernal máquina para taparem buracos. Obrigaste-me decentemente a subir a fasquia da qualidade (que está sempre alta). Com entusiasmo e sentido poético trouxeste até o nosso convívio malditos como os desalinhados. Recordo o KHARMS-Luiz Pacheco-O maluco do cesariny- o Jorge Ferreira artista de variedades-o Deleuze/Guatarro e por fim para fechar em grande o Gonçalo M Tavares com a sua revolução.
Mas, transportaste em ti não só o potencial da cultura que deverá estar nas bases da partilha pedagógica. Mais importante foi a generosidade e o amor (sempre o amor ) que deverão ser o motor que faz mover esta louca e deliciosa instituição chamada ESCOLA, tão confusa, de vestes desalinhadas, maltratada e abandonada por tantos. E afinal de uma forma simples, sem gastos de milhões, somámos ideias e semeámos futuro, juntos e acompanhados pela gaiatagem do 11º, que se envolveram, percebendo que o que estava a acontecer; não o podiam perder.
«
...não façais Terrorismo Poético para outros artistas, fazei-opara
pessoas incapazes de perceber (ao menos po alguns instantes) que aquilo
que haveis feito é ARTE. Evitai as categorias artísticas reconhecíveis,
evitai a politica, não fiqueis para a discussão,
não sejais sentimentais; sede impiedosos, arriscai, vandalizai apenas o
que merece ser desfigurado, fazei algo que as crianças recordem toda a
vida.»Hakim bey.
OBRIGADO JF! POR eles também...
Saudades são>>> necessárias.
revolução
Escreve Artaud:
a sociedade amordaça a todos aqueles de quem ela se quer livrar, ou só proteger, por se terem recusado a converter-se em cúmplices de certas e imensas porcarias. Um alienado, é, na realidade, um homem ao qual a sociedade se nega a escutar, e ao qual quer impedir que expresse certas verdades insuportáveis.
Van Gogh, Suicidado pela Sociedade, de Antonin Artaud, era o livro preferido de Fassbinder.
Nessa lista de silenciados, Artaud coloca, além de Van Gogh, génios como Nerval, Baudelaire, Poe, Nietzsche, Kirkegaard, Holderlin, Coleridge. E não seria nenhum absurdo, atualizar tal lista, anacronicamente, com o próprio e com Fassbinder.
UMMMH!??REVOLUÇÃO (...) ou uma pedra mesmo à mão (?)
— eu não aceito.
Não aguento ser apenas
um sujeito que abre
portas, que puxa
válvulas, que olha o
relógio, que compra pão
às 6 da tarde, que vai
lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
(manoel de barros)
...
rev
olu
Proj!!!!!cto revolução-ESCOLA
Alunos das Escolas Primárias da região de Nisa a caminho da Colónia balnear o Século no ano de 1945
SÓ ESCOLA!
Aparentemente não posso estar bem da cabeça.(ESTOU a PERDER QUALIDADES). Lançar-me sobre um artigo SÍNTESE de mais uma ano lectivo, sem criar uma dinâmica alternativa e interrogar-me perante a tragédia social dos nossos tempos, onde assistimos às maiores aberrações na conduta dos homens. NÃO VOU ENTRAR DESTA VEZ POR ESSA "porta"É isto mesmo, há muito muito tempo que ambicionava escrever (expor-me como um verdadeiro técnico do ENSINO) direccionando-me para a prática pedagógica , sem mais qualquer ensinamento ou mensagem aparentemente CONTESTATÁRIA.
As crianças de Montalvão (hoje)serão quase todas elas AVÓS, os avós dos meus alunos a que este artigo se destina. Muitos deles iriam ver o MAR pela primeira vez. Chegados à estação do cais do Sodré para destino OEIRAS-COLÓNIA BALNEAR o SÉCULO.
Elas
são as últimas representantes de um tempo há muito enterrado, não nas
mEMÓRIA dos últimos utentes de uma sociedade parca em objectos inúteis
e sem o monstro consumista.
Há muito que suspirava por uma síntese técnica sem embaraços de qualquer espécie.
« TAMBÉM EU JÁ DESISTI? SERÁ? OU SERÁ QUE VENDI A ALMA AO DIABO.»
Não me parece, mas, é a forma de conseguir ser um pouco PRQAGMÁTICO E SEM DISTRACÇÕES , em mais este ano atípico. No qual procurei puxar pelos dois grupos e tentei fazer-lhes entender que não há alternativas à ESCOLA FÍSICA, ou no pior dos casos à digital. Ainda não apareceu o cérebro encantado que viesse com um milagre credível para que as antenas dos jovens fiquem em SINTONIA e regressem a casa de barriga cheia.
Como não existe nada assim procedi como sempre, calcorreei todos os caminhos onde encontrei os ANJINHOS PROTECTORES e metamorfoseei-me de muitas coisas durante todos estes meses, meti muita ADVERSIDADE, para trás das costas, fiz ouvidos de mercador e até suportei semanas após semanas algumas alunas/os a fazerem cera nas minhas salas. Nunca regressei a casa com azia e continuei a tomar o meu banho pela manhã, tive dificuldade em escolher a roupa entre umas dezenas de hipóteses e no que respeita ao transporte,,, fechei os olhos e palreei 1UM DÓ LITÁ...
Senti-me naturalmente um sortudo nesta viagem de descoberta onde quase sempre fui aluno, atento e a suspirar para ver a OBRA nascer.
Ultrapassei muito além do exigido, COMPETÊNCIA E EVOLUÇÃO, FOI SEMPRE O QUE EXIGI ÀS TURMAS. Organizei todas as tarefas em documentos SUCINTOS, pois a rapaziada não tem tempo, nem espaço mental para escritos com muitas linhas. Muito raro ficar com o cu colado na cadeira da secretária e enfrentei destemidamente os PSEUDO-VÍRUS que andariam à solta nas salas de aulas. No ensino à distância fui fintado por alguns espertalhaços que em dois meses nada fizeram. Fiquei orgulhoso, afinal não me enganei no que respeita à análise da matéria humana do 12ºAVIS.NADA DESANIMADO OU FRUSTRADO- bati mais um recorde, desta vez posso orgulhar-me que vegetaram do outro lado do "MONITOR" e não fizeram um traço EM 2 MESES DE AULAS VIA CLASSROOM.
-TERIA SIDO da PANDEMIA? OU ESCOLHERAM o caminho errado (??)...
Irão entender daqui por meia dúzia de anos o quanto foi importante a passagem pela ESCOLA PÚBLICA.
Retrato do artista qualquer coisa
A maior riqueza
do homem
é sua incompletude.
Nesse ponto
sou abastado.
Palavras que me aceitam
como sou
— eu não aceito.
Não aguento ser apenas
um sujeito que abre
portas, que puxa
válvulas, que olha o
relógio, que compra pão
às 6 da tarde, que vai
lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai. Mas eu
preciso ser Outros.
Eu penso
renovar o homem
usando borboletas.
Manoel de Barros
| quinta, 3/06, 22:12 (há 2 dias) | ||
|
Agora vamos aos ESTILHAÇOS de mais um ano EXPLORADO e PARTILHADO por quase todos.
PROJECTO RISKVS 20
12ºAVIS
(3 anos lectivos)
NÚMEROS> CERCA DE 500 CONTACTOS VIA EMAIL
Aproximadamente 50 DOCUMENTOS ENTRE PLANIFICAÇÕES, FICHAS DE APOIO A CADA DESAFIO E RECTIFICAÇÕES DE IMAGENS.
3 ANOS NUMA VIAGEM com o MUNDO da ARTE
COMPATIBILIDADES e INCOMPATIBILIDADES
Troca de lugares> O OUTRO LADO do aluno ESPADANAL
REVOLUÇÃO-CORPO ARTE-OBJECTO
Corpo Humano como suporte e experimentação artística;
- Materialidade e resistência do corpo;
- Relações entre arte e a vida quotidiana;
- Arte como forma de protesto;
- Choque do espectador;
- Uso de performances, videoartes e instalações;
- Temática livre de preconceito (cultura do corpo, sexualidade, nudez,etc.);
- Tatuagens, maquilhagem, deformações, travestismo, mutilações, escarificações, queimaduras, implantes e ferimentos.
- Artistas contemporâneos que merecem destaque com trabalhos de body art são: Marina Abramovic, Ana Mendieta, Eva Hesse, Bob Flanagan, Viennois Gunter, Chris Burden, Gina Pane, Dennis Oppenheim, Urs Luthi, Michel Journiac, Youri Messen-Jaschin e Stuart Brisley
- Helena Almeida.
- Marcel Duchamp
- Salvador Dali
- António Variações
KOISAS COM NEXUUUS
REINTERPRETAÇÕES!DALINIANAS
AUTONOMIA e Aplicação dos conhecimentos adquiridos
Balbina Maria BORREGO
Francis
MD> Neste trabalho diverti-me utilizando várias obras de Dali (imagens anexas). Em termos gerais, dividi a ideia do REAL e do SURREAL, deixando ficar o artista do lado esquerdo (SURREAL). mantendo a ligação com a realidade através do bigode (imagem de marca).
A
ROSA o ponto central, significa a beleza que há no mundo. Todos
achamos uma ROSA bela, e na minha opinião acho que Dali se inspirou nas
coisas belas que o rodeavam para criar BELEZA. Revolucionando a ARTE e o
sentido de tudo em que tocavam os seus olhos (...por isso tem um grande
olho e outro a sair-lhe do crânio, pois consegue ver para lá do
imaginável). Finalizando a imagem 1 que conclui com o seu famoso
relógio, para dar a entender que cada dia é um novo dia. E como o
ARTISTA representou o ovo como o nascer do sol, interpretei o relógio e o
ovo como tendo o mesmo sentido«TEMPO» e o «NASCIMENTO» ou seja o
renascer dos dias.
Jane # John
Atleta
MD>Na folha da esquerda o elemento de maior destaque é o rosto de S Dali, no qual optei por utilizar várias cores e contrastes com guache. Esta imagem foi estruturada por diversas obras do pintor. Para realçar todos os elementos do conjunto, optei por por utilizar um tom cinzento com aguarela.. Usei cores improváveis no rosto que simbolizam foi uma pessoa diferente na sua época.. Nos restantes elementos utilizei o NIVELAMENTO, para realçar uma vez mais a ideia anterior.
No lado direito (detalhe), utilizei vários elementos da imagem esquerda e representei-os na lupa valorizando a SIMETRIA- utilizei a S por ACENTUAÇÃO com pastéis de óleo e canetas. Para a camisola do DALI trabalhei com grafite agurelável. Também no lado direito do projecto optei por utilizar Tinta- da - China para contrastar com os restantes elementos.
partindo da imagem 3 (anexos), surgiu-me a ideia de representar algumas partes do seu rosto com símbolos utilizados nas suas obras. O DEGRADÊ utilizado para colorir o seu rosto SIMBOLIZA a SUA CRIATIVIDADE e DIVERSIDADE de IDEIAS e ACTOS.
Optei por desenhar 2 asas de Borboleta na assinatura, pois é algo que me remete para Dali.
REINTERPRETA-ME HARING
Francis
MD> Neste trabalho inspirei-me nas cores vivas que Haring utiliza e os padrões, mas a imagem como ponto de partida foi o coração vermelho, colocado no seu peito. Durante o processo decido "desmontá-lo" para dar a entender o crescimento que um CORAÇÃO faz durante a vIDA, tendo altos e baixos , mudando de cOR e partindo-se e reconstruindo-se.
Portanto
o meu objectivo é mostrar o que é viver e aprender com os momentos bons
e maus -tendo sempre um pensamento positivo e optimista. daí ter
utilizado as cores VIVAS.
Jane # John
Patrícia
Atleta
MD> K Haring é conhecido pela sua ARTE DISTINTA já que acaba por transmitir a sua história de vida e alertar as pessoas para não cometerem os mesmos erros, embora o consiga fazer não de uma forma dramática, mas sim de uma maneira leve e divertida através das cores e das formas que utiliza.
Na folha esquerda optei por criar um projecto estruturado em duas imagens (1-2 anexas) e os elementos representados nele não diferem muito das originais, embora tenha simplificado e dado cor à imagem 1 e tendo modificado segundo a minha maneira de ver a imagem 2. Decidi não fazer alterações muito visíveis, pois quis que a sua essência permanecesse. Utilizei guache e caneta preta para o fundo e aguarela e caneta preta para o retrato de Haring.. Escolhi fazer a representação por NIVELAMENTO, poi sé uma característica das suas obras.
Na folha direita o fundo é baseado numa das suas obras, apesar de ter modificado a representação dos "bonecos" de uma forma com a qual me identifico mais. Em relação à cor mantive tons idênticos aos utilizados pelo artista.
Trabalhei com canetas aguareláveis e de ponta fina pretas. Os três
elementos em destaque (imagem 3 invertida) e com a cabeça modificada)
tem a intenção de transmitir movimento . A ideia da tinta a escorrer
surge de um erro, embora se tenha transformado num elemento
diferenciador e de destaque que trouxe uma nova personalidade a este
projecto. os materiais foram acrílicos para os escorridos.
Puxa plo Basqyuiat!! PÁ e PLA ALMEIDINHA HELENA
Jane # John
Madalena a ATLETA que quer ser ENGENHEIRA. E SERÁ, uma ENGENHEIRA com muita bagagem de ARTE.
MD> Tal como a Helena Almeida, também eu gosto de CORES mais ESCURAS e, por isso identifico-me com ela. Foi uma grande artista portuguesa e considero que foi uma ARTISTA do CORPO muito experiente.
Na folha esquerda , um elemento importante é a representação de HA (imagem 1 anexa) co lápis de grafite aguarelável. Da sua boca sai a sua CRIATIVIDADE que também está presente na folha da direita. Este "FIO" foi pintado com guache da cor que está na página 4 do livro-em Nivelamento . O fundo foi concretizado com tinta-da -china preta e apresenta a diferenciação POSITIVO-NEGATIVO, destancando-se alguns desenhos da Helena.
Na folha direita, podemos ver que a CRIATIVIDADE vai até á boca de um novo retrato da artista (imagem 2-anexa) que foi realizado com grafite. na reflexão deste retrato , fiz uma invenção e adicionei o HIJALO tal como está na imagem 3.
Nesta reflexão já não é possível a criatividade "passar", perdendo-se
no fundo. Para a representação de Helena Almeida na reflexão, utilizei
caneta aguarelável preta, para o Hijalo que está em NIVELAMENTO , e
caneta ponta fina preta para o ROSTO.
Silva a INÊS
Após ver esta obra de Helena Almeida, fui invadida por um único pensamento : MULHERES LUTADORAS!
A reiterpretação foi efectuada pela tira vermelha presente no pé da artista, uma vez que, esta poderia simbolizar a luta constante das mulheres pelos seus direitos e igualdades, que por fim, foram finalmente conquistadas.
Para reforçar esta ideia, decido procurar em alguns jornais algo marcante desta luta. Foi então, que encontrei uma carta do ano de 1976 com certas "exigências" das mulheres dessa época. Ainda nessa carta, coloquei ao centro a obra de Helena, tendo como efeito final que tudo fizesse parte de um só. A tinta vermelha a escorrer da ARTISTA representa a dor e as lágrimas derramadas por todas as mulheres lutadoras.
Concluindo, no lado direito há outra obra da HA, reforçando a ideia da
carta, pois apesar de todas as lutas e esforço, HAVERÁ SEMPRE UMA
DIFERENÇA entre AS IGUALDADES e, por isso, nós mulheres acabamos por
ficar na sombra do estatuto superior dos homens.
Alguém se lembra da MARINA(??)
Abramović
Jéssica
Para o quarto trabalho, a artista escolhida foi MARINA ABRAMOVIC, uma das maiores representantes da PERFORMANCE ART. No lado esquerdo está representada a INTENCIONALIDADE da FRAGMENTAÇÃO, onde se representam várias performances extraordinárias da artista, representadas de uma forma mais geral e abrangente.
No lado direito representei a "SIMETRIA do formato rectangular com o lado oposto. No interior do mesmo encontramos o registo gráfico do rosto da artista, fragmentado em dois. Com uma expressão mais objectiva (realista).
Assim como alguns elementos animalistas (cobra e escorpião) destacados em algumas das suas obras.
Num dos lados utilizei tons neutros, enquanto que no outro , foi
aplicada a COR - simbolizando os diferentes estados de espírito da
artista. Os materiais(utensílios) utilizados foram lápis de grafite,
lápis de cor e canetas.
E do Pablo Ruís del PICASSO??
MD> Não
poderia faltar um dos maiores nomes do mundo da arte, Pablo Picasso.
Este foi um excêntrico pela inovação que trouxe à arte, indispensável e
incomparável, mas também pelo espírito irreverente e rebelde. A
utilização de cores e pastéis no retrato do artista foi em busca de
algumas semelhanças com retratos da sua autoria. Acrescentei algumas
linhas na procura de representar a GEOMETRIZAÇÃO das formas pelas quais
ficou famoso, fundando o CUBISMO. Quanto ao lado direito criei uma
espécie de "FESTA de CHÁ" entre vários dos seus retratos femininos, isto
para simbolizar as inúmeras mulheres da vida de Picasso que lhe serviam
de inspiração para as obras, porém, ao possuir uma sexualidade
fortemente atrelada a um desejo de dominação e posse objetificava-as
ao nível dos quadros, usando-as e abusando delas sobretudo
emocionalmente até as deixar vulneráveis e debilitadas, desfanzendo-se
delas quando atingiam o ponto de rutura.
Patrícia Cabaço
E falta QUEM??? XUXA NO DEDO..deixa-me cá ver ??
AH o YVES KLEIN dos AZUIS da ALMEIDA.
Patrícia Cabaço
MD> Como terceiro trabalho apresento YVES Klein, um dos artistas plásticos com mais significado para mim. Como não podia deixar de ser, todo o trabalho no seu conjunto é relativamente monocromático, em espelho para com as suas obras. Para o lado esquerdo cobri a minha própria mão de tinta azul e pressionei-a
contra o papel em conformidade com as performances
em
que cobrindo também de tinta azul o corpo dos modelos despidas, lhes
pedia que se movimentassem sobre as telas com o objectivo de imprimir
tais movimentos, à semelhança de "pincéis-vivos". Ainda também como
referência os corpos nus desses modelos, está do lado direito a
representação de uma escultura do artista, também ela um corpo feminino
despido.
<até lá ainda faltam uns anitos da procura do pó mágico que me chega em cada fornada de alunos que começam a habitar os espaços sempre em Setembro.
Quem
se APLICOU e foram muitas , tornaram mais límpidos todos os desafios
que enfrentarão no FUTURO. A FELICIDADE não é (nunca foi) LINEAR. A
FELICIDADE são pequeninos presentes escondidos para lá de cada
OBSTÁCULO, não basta ultrapassar estas barreiras, teremos ainda que ir
procurar esse tal presentinho escondido.Algures...
Mas não me quero despedir sem vos recordar este passeio de 3 anos que juntos fizemos. Aclara-vos as memórias da grande força que é a ARTE e a bagagem que ela esconde nos bastidores.
Detalhes DE e PARA as Cabaços
"lambidelas e MUITA PACIÊNCIA de JÓ! -a culpa é da Patrícia.
MOVIMENTAÇÕES marginais
(Fotos>Jéssica Martins)
FORMA
...isto é tudo MUITA BOM PESSOALIIIII!Parabéns por tanto darem ao dedo nestes últimos meses.
AGORA e para a despedida
ESTE AVIVAR das
FACTOS em DEFESA do LUGAR GRANDIOSO que é a ESCOLA enquanto ESTRUTURA da sociedade
10ºANO
http://pensadorlobo.blogspot.com/2019/06/laredo.html
-Afinar os instrumentos.
-APRENDER A ver E A REPRESENTAR
-CONHECIMENTO DA TERMINOLOGIA DA ARTE.
-Estrutura do plano e consequente entendimento de como se aborda um suporte.
-Formatos de suportes e a utilização destes mesmos formatos (A2-A3-A4-A5-A6).
-Terapia de XÓKI. O gestualismo e a linguagem do ESBOÇO.
-Interpreta AMOR-GUERRA-SONHO-NATUREZA.
Performance- O SER de TODAS as MANEIRAS.
-ANCESTRALIDADE-Proporções da cabeça humana. Familiares FRONTAL-PERFIL.
-Conhecimento de novos materiais e muitas técnicas expressivas.
BANQUETE
na PIZARIA ITALIANA oferecido por um Italiano com o coração tamanho do
seu restaurante. Neste tempo, uma raridade GESTOS desta NATUREZA.
11ºAno
http://pensadorlobo.blogspot.com/2020/06/ri-di-cu-la-mente-geniais.html
2019/2020
TRANSFORMAÇÃO GRÁFICA e NOVAS LINGUAGENS.
Noção de SUBJECTIVIDADE.
E OBJECTIVIDADE.
-CONHECIMENTO DE NOVOS TERMOS ESTRUTURAIS PARA A REPRESENTAÇÃO EM ARTE.
-Naturezas Vivas/MORTAS
Estrutura IMPLÍCITA e ESTRUTURA EXPLICITA.
FORMA ESTRUTURA e COMPOSIÇÃO
A Linha a IMPERATRIZ das formas
DINAMISMO.
movimento-ritmo-padrão figurativo
-A linha como elemento fundamental na construção das formas.
Caneta de cana tintas e café.
-TrÍptico-Várias expressõ9es.
INSTALAÇÃO "PROSTRAT".
-Paisagem Natural com animais e natureza-morta,
Formato A2. OBJECTIVIDADE
«PROJECT SEVEN»
Módulo-rede modular-padrão.
Desconstrução
Oficina na CASA AZUL-Exposição ENCANTAL-Esboços canetas.
2020 2021
AUTONOMIAS
QUEM UNHAS TEM MELHOR TOCA VIOLA
-Projecto livre IDENTIFICAÇÃO "I´AM!"
-Comunicação-cartaz
-Contextos e ambientes-detalhes de uma cozinha.
-Axonometria- O meu caixote do monocromático.
-Pedra da calçada em movimento num caixote transparente.
-Ilustra uma receita-PALAVRA IMAGEM.
-Axonometria
REAL IMAGINADO-no mundo de ALICE .
-Cadeira ESTRAMBÓLICA-INVENÇÃO.
CASA das BONECAS
-Perspectiva Cónica.
DETALHES com materiais e expressões diferentes.
Perspectiva de uma cidade-Paisagem urbana 2 PONTOS de FUGA.
7- Paisagens Naturais e Urbanas a serem puxadas por um ser humano.
Noção de movimento e sobreposição.
CORPO-ARTE
Conhecimento e reinterpretação de novas linguagens artísticas.
Noção de uma MEMÓRIA DESCRITIVA.
METAMORFOSE-MR. ROBISON.
OBJECTIVIDADE-GRADAÇÃO TONAL-SOMBRAS PRÓPRIAS e SOMBRAS PROJECTADAS.
-ILUSTRAÇÃO
REVOLUÇÃO 11ºAVIS
8 PROCESSOS e + 1nnns quantos(!?)
021
projecto
RISKVS,#
Outubro2020
(conquistando o espaço-aula)http://pensadorlobo.blogspot.com/2020/10/respect-respeitorespeito.html Imprescindível-O CARTAZ
DEZEMBRO
-CAOS performance
somos futuro!
JANEIRO /FEVEREIRO / MARÇO-20/21
http://pensadorlobo.blogspot.com/2021/02/fronteiras-com-class-tuareg-studio.html
aulas CLASSROOM
...PROJECTO CORPO-ARTE-OBJECTO
uma outra provocação
CAPTA ÉCRAN (!)
JUNHO-FINAL-2021
Feira das VAIDADES
DIÁLOGOS com 1 SOFÁ
SÓ ESCOLA
http://pensadorlobo.blogspot.com/2021/06/a-feira-das-vaidades.html
http://pensadorlobo.blogspot.com/2021/06/revolucao-only-school.html
ABSURDO!
“ Meu campo” diz Goethe “ é o TEMPO”.
O HOMEM ABSURDO
021-FICÇãO
REVOLUÇÃO
PROCESSO 8
Com> Peter Harskamp
> Fabien Delaube
> Sergei Isopov
>Philip wakeham
2 MESES de EXAUSTÃO KRIATIVA
SUPORTES-CONFIGURAÇÕES.
(8 folhas do semanal)
Base formal (formato)-QUADRADO 20x20 cm
Formatos para o projecto revolução
QUADRADO Rectângulo Circulo triângulo
Aa mediana vertical será a fronteira perfeita do nosso universo
Parâmetros de avaliação
Contorno/ Volume/ Espaço Negativo/ Linha/ Mancha/ Rotação/ Alto Contraste
Proporções/ Morfologia/ Uso conforme dos meios e técnicas solicitados/ Domínio técnico/ Expressividade /Invenção e CRIATIVIDADE.
Proporções/ Morfologia/ Volume/ Textura/ Domínio de Meios e Técnicas
Metodologia de trabalho/ Autonomia/ Empenho/ Gestão do tempo
RISKVS 021
A CULPA tb é do JF
Colorado? Claro?
Penso que mostrar só o lado cor-de-rosa das coisas é pecar por omissão. Mas mostrar só o lado negro das coisas é pecar também e também por omissão. É preciso mostrar o lado ultravioleta e infravermelho. O lado verde, o lado azul, o lado branco. Gosto de ver. Não sou nada "voyeur" (o feminino deve ser "voyeuse"). Não há, é claro, perversão nenhuma nisto. Gosto de cores, de todas as cores. Do amarelo gritante, berrante, garrido, chilreante da casa em frente. E gosto de ver claramente visto e claramente vista. Gosto de participar e de ajudar.
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), o pintor impressionista, pai do realizador de cinema Jean Renoir, descobriu numa tabacaria o segredo da pintura. Entrou para comprar tabaco a pensar na pintura e nos seus problemas. O empregado mostrou-lhe duas caixas e perguntou-lhe:
- Colorado? Claro?
Renoir respondeu:
- Colorado! Claro!
Mas esta era a resposta à questão que o preocupava de facto: o que é a pintura? Renoir comprou as duas caixas de tabaco e saiu.
Conheço esta história em terceira mão. Vem em Inglês no livro "Renoir" de Colin Hayes, Spring Books, Londres, 1961, p.24. O autor diz que este episódio da vida de Renoir está relatado por Albert André na sua biografia do pintor, "Renoir", Paris, 1923. A terceira mão de que falo é o próprio Renoir a contar a história, vivida por si, a outra pessoa. Originalmente a história acontece com duas palavras espanholas: Colorado, Claro. Dois adjectivos que são também dois nomes próprios. Em Francês, com Renoir e Albert André, em Inglês com Colin Hayes e aqui em Português comigo mantém-se o Espanhol.
Não vale a pena dizer que os quadros de Renoir são lindos e que os devem ver e rever. Uma das coisas mais maravilhosamente democráticas deste meu tempo é haver chapéus-de-chuva com a reprodução estampada do quadro de Renoir "The umbrellas". A minha amiga e vizinha Maria da Luz comprou um chapéu destes em Viena. E ainda mais maravilhosamente democrático é ser cada vez mais fácil poder ir a Londres ver face a face o verdadeiro quadro de Renoir na National Gallery.
Conversar com Renoir face a face e tomar café com ele no café Danúbio como faço com a Maria da Luz seria fantástico. Acredito piamente que um dia, não muito longe, não muito perto, no tempo que há-de vir, no espaço prometido, isso terá lugar, acontecerá.
As reproduções de obras de arte fazem mais bem do que mal porque embora as adulterem e banalizem, familiarizam-nos com elas. Ponho aqui, no entanto, duas questões que me parecem fundamentais. Uma caixa de bombons Baci (quer dizer beijos em italiano) com a reprodução de "O beijo" de Klimt na tampa não são beijos: são bombons, são chocolate. E uma reprodução do quadro "O beijo" de Klimt não é o quadro "O beijo" de Klimt. Nunca estudei Biologia, mas sei que um clone de Klimt não pintará outra vez "O beijo". Sabemos que o único acontece uma vez e não se repete. E só há únicos. A reprodução fez sempre muita confusão. Cito J. L. Borges (texto intitulado "Tlön, Uqbar, Orbis Tertius" incluído no livro "Ficciones"), traduzo, "um dos heresiarcas de Uqbar declarou que os espelhos e a cópula são abomináveis porque multiplicam o número dos homens". Apetecia-me escrever muito mais sobre este assunto mas esta crónica já está com 3 788 caracteres. Tem no máximo 4 500 caracteres. Vou parar. Não quero meter o Rossio na Betesga.
Nem tudo são rosas. A par de mim e de tanta gente que se deleita com Renoir há os que não querem, não podem ou perderam a capacidade de se deleitar com Renoir. Há tempos, ao sair do Centro Comercial das Amoreiras, vinda da capela, um pobre, dos muitos que andam por lá à volta, veio ter comigo. Ia-lhe dar uma esmola, mas ele disse-me que não queria dinheiro. Pediu-me que lhe comprasse um croissant com queijo. Não valia a pena dar-lhe o dinheiro porque os seguranças não deixam entrar os maltrapilhos. Voltei atrás, comprei-lhe o croissant com queijo não sem pensar que podia ser um aldrabão que me estava só a gozar. Mas não. Vi-o comer o croissant. Conversámos mais. Passa ali o dia e também, é claro, não o deixam entrar para ir à casa de banho. Fiquei com a impressão de que era um pobre sério. Pus-me a pensar se o deixariam entrar no Centro Comercial das Amoreiras só para ir à capela. Provavelmente não. Isto escandalizou-me, horrorizou-me. Passei a frequentar a igreja de S. Domingos, ao Rossio, as marcas do fogo não foram apagadas e na porta principal há um cartaz discreto mas bem visível que diz "Assistência de emergência". Aí se dão em bom Português moradas e telefones para encontrar em Lisboa comida, abrigo, duche, trabalho, advogado, etc.
Não é fatal que a sociedade do bem-estar exija a sociedade do mal-estar. Mais do que não ser fatal, não é sensato. E é imoral.
O chapéu-de-chuva da Maria da Luz é Made in China, feito possivelmente por chinesas operárias pagas ao preço da chuva.
Adilia Lopes
FEIRA das VAIDADES
Diálogos com 1 sofá.
1-2-3-4-5 actividades
Dia 17>08.30/12.00 horas
.A FEIRA DAS VAIDADES-A EXPOSIÇÃO MAIS CURTA DO MUNDO-corpo arte objecto.
LOCAL> Entrada principal da ESCOLA:>> PRAÇA da REVOLUÇÃO
Revolução COM jf (5) (JF a Cruz, a Laura, a Lara Marques e a Matilde)
1- A que horas começa a REVOLUÇÃO?
2- HÁ, meu caro, a REVOLUÇÃO é um sentimento, é uma sensação, uma necessidade de mudança.
1- A que horas começa?
2- Às 08.00. Na praça central.
3- E quantas pessoas estão previstas participar na revolução?
4- Ah, meu caro. A revolução é um movimento que nasce da vontade individual. De uma insatisfação humana não partilhável, de um instinto solitário que nos leva a querermos, sozinhos, destruir o velho e fazer novo.
Gonçalo M tavares
TODAs as ACTIVIDADES decorrem em simultâneo
RIZOMA
como cada um de nós era vários já fazia muita
gente (o múltiplo há que fazê-lo)
um
conhece (não sejam um nem múltiplo
os sejam multiplicidades)
seus
façamos R I Z O M A e não raiz
ensinar nada tem a ver com significar,
mas com calcorrear
cartografar,
mesmo terras por vir
qualquer ponto de
R I Z O M A
pode ser conectado com qualquer
outro
e tem de sê-lo
a escola faz bolbo
estabiliza-se
à volta de
uma paróquia
de um bispado
de uma capital por isso a nossa pátria
é
a anarquia o caos
e também as memórias
VISITANTES AMOROSAS-Gaby-Carlota E............
Maio
Revolucionar o que está em "CACOS"-DESEJOS.
Éden Garden
numa mesma praia: acontecimentos vividos
determinações históricas
conceitos pensados
indivíduos grupos formações sociais
afectos transformações (ser o que se faz
também no modo
como se faz)
não temos unidades
de medida
mas apenas multiplicidades ou variedades
de medida
um R I Z O M A
pode ser inter-
rompido, quebrado num sítio qualquer mas
logo
retoma segundo esta ou aquela das suas linhas
segundo outras linhas
(há rupturas no R I Z O M A
cada vez que as linhas segmentares E X
P
L O D
E M
numa linha de fuga,
mas a linha de fuga faz parte do R I Z O M A)
revolução R I Z O M A (fazer o mapa e não o
decalque)
o R I Z O M A opera sobre o desejo por impulsos
exteriores e produtivos
o R I Z O M A não tem
começo nem fim
mas sempre um meio
pelo qual cresce e trans-
borda
ROER
AS
DUAS MARGENS
TOMAR A VELOCIDADE
DO MEIO
revolução rizoma / jorge pedro ferreira / abril 2021
(cut-up sobre texto de Deleuze/Guatarri)
com amizade&admiração para o Á£VARØ ESPADANA£
mENTIRA!
MENTIRA!!
TUDO MENTIRA...ILUSÃO, ILUSÃO.REVOLUÇÃO!!
5Revolução 5
Contraste frio-neutro (COR) REPETIÇÃO 4 vezes num quadrado com 15 cm de lado-Noção de rede modular-módulo. REPETIÇÃO IRREGULAR. HARMONIA-CONTRAST.
Nivelamento acentuação.
volume AOS CONTENTORES-VOLUME E COR
Chamada Geral
"Avisam-se todas as polícias
fugiu um homem
tem
olhos muito abertos
duas mãos dois pés
caminha persistentemente
atenção
supõe-se que é perigoso
sinais particulares:
baixa-se com frequência
para fazer festas a um gato
apanha folhas caídas
antes que o varredor as leve
gosta de tremoços
atenção
GOSTA DE TREMOÇOS
repete-se
avisam-se todas as polícias
anda um homem à solta
à solta
atenção
tem-se como certo
que é
realmente perigoso
os aeroportos
já estão sob vigilância permanente
tudo está a postos
não poderá passar
por nenhuma fronteira
que seja conhecida
insiste-se
avisam-se todas as polícias
anda um homem em liberdade
atenção
em liberdade
delações muito recentes
permitem afirmar
que fala com frequência
todo o cuidado é pouco
consta também
embora sem referências concretas
que está sempre presente
nos locais os mais suspeitos
apela-se com insistência
para o civismo de todos os cidadãos
para a denúncia rápida e eficaz
há recompensa
atenção
anda pelo país um homem
livre
não se sabe o que fará
exige-se
a quem o vir
que atire imediatamente
é urgente
atenção
atenção
chamam-se todas as polícias
uma informação
da máxima importância
relatórios afirmam
que frequentemente
sorri com extrema virulência
repete-se o apelo
ATIREM PARA MATAR
NADA DE PERGUNTAS."
Mário Henrique Leiria
aqui há gato!
-Não! É uma OFICINA de ESCRITORES quase normais.
REVOLUÇÃO 1/2
1
Linha definindo apenas contornos (principais e secundários), sombras evidentes com trama. O fundo pode ou não ser colorido.
Lápis/Grafites/cor
2
Linha definindo forma, volume e claro/escuro ( conceito de trama)-Todo o volume com trama –sombras evidentes-intermédias e claras.
3
Mancha
EXPRESSIONISTICAMENTE EXPRESSANDO
Definindo forma, volume e claro/escuro
Lápis de cor aguarelável e lápis de grafite aguarelável-.
4REVOLUÇÃO4
Espaço + e negativo Jogo de formas em fusão (encaixadas)
Acrílico ou guache.Preto e branco.
rev-6/7/8
DESCONSTRUÇÃO-ESPIRAL-ROTAÇÃO -GRADAÇÃO TONAL E PERDA DE DEFINIÇÃO DAS FORMAS.
FIGURATIVO-NãO FIGURATIVO
DESCONSTRUÇÃO-O NEGATIVO tramado
...tudo ficção,foram enganados pelo ÍNDIO.
A REALIDADE VIRÁ em 22.
AH o TIAGUSART(??!)> é uma PÉROLA NA MINHA VIDA e, em todas as escolas onde aproveitam a sua genialidade NATURAL. SEM ele toda esta história ficaria DESCOLORIDA.
Concluindo
Como se poderá constatar, a Planificação do início do ano será sempre uma leviana (incompleta) estrutura de trabalho. Toda a importância numa disciplina como o Desenho ou qualquer outra da área das Artes, reside na construção de um projecto sólido, criativo e atento aos acontecimentos que envolvem o grupo de trabalho. Nasce e será concretizado, com o conhecimento entre os pares (o grupo). A sua “história “ só ficará completa, na soma de todos os instantes. Reflexos da exigência criativa e da evolução dos alunos enquanto seres sociais, aula após aula, mês após mês. As actividades com maior riqueza de conteúdo do ano lectivo que agora terminou, surgiram com as turmas estruturadas e o conhecimento e confiança estabelecida entre os alunos e o professor.
Refiro ainda que fomos enriquecidos com a presença em momentos chave do Professor de Português Jorge Ferreira- tornando-se um factor de união e abertura para novas realidades culturais.
Fomos longe ( …como as imagens e as palavras provam) porque aprendemos o significado da insatisfação e da exigência.
O Professor da Disciplina de Desenho a
Turmas 11ºano e 12º ano
04/07/2021-Espadanal
…ENCERRAMENTO do projecto RISKVS-20/21
COMEÇA AQUI
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O:
FACTOS
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