LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sábado, 13 de maio de 2023

A ÚLTIMA CARTA DO AMOR

 

 

GUERREIRO da LUZ!!


 

Os guerreiros da luz mantêm o brilho nos olhos.
Estão no mundo, fazem parte da vida de outras pessoas. Começaram sua jornada sem alforge e sem sandálias. Muitas vezes são covardes. Nem sempre agem certo.
Os guerreiros da luz sofrem por coisas inúteis, têm atitudes mesquinhas, e às vezes  julgam-se incapazes de crescer.
Frequentemente acreditam ser indignos de qualquer bênção ou milagre.
Os guerreiros da luz nem sempre têm certeza do que estão a fazer aqui. Muitas vezes passam noites em claro, achando que as suas vidas não têm sentido.
Por isso são guerreiros da luz. Porque erram. Porque se perguntam. Porque procuram uma razão – e com certeza vão encontrá-la.

 A caracterização feita por Paulo Coelho assenta como uma luva neste vulto das nossas vidas. Ficaríamos por aqui se eu não tivesse a sua última carta de AMOR. E também todo um rol de recordações. 
Não fico por aqui ! «BOAIDEIA! FOI UMA INSPIRAÇÃO POR TODA A  MINHA VIDA. Comecei muito novo a tirar-lhe a "RADIOGRAFIA", mais curioso fiquei quando senti nas bocas do povo uma certa aversão ao individuo que sempre sozinho selecionava locais onde firme e hirto, esperava sem desesperar. Falava sozinho(...não!!) encontrava-o muitas das vezes em diálogos com a outra parte de si. Existiam nos seus dias 2 ou mais personagens, eu curioso tinha-o debaixo de olho. Só muito mais tarde, tive a coragem de O ABORDAR, FAZER-LHE PERGUNTAS . Coisas simples, que foram respondidas de uma forma RÁPIDA,também muito simples, com um sorriso tímido e novamente uma fuga para outro lado da sua realidade onde foi (sempre) um homem livre...estou a vê-lo neste momento vestido com o seu fatinho (SIM!! ELE ERA CONSIDERADO FILHO DE RICOS)  acelerando a sua «saches» preta. Todas as vezes que me monto na INDIAN  e "voo" PELO ASFALTO cantando ao vento vem-me à memória a silhueta da união daqueles 2. Não era obrigatório o capacete. Ele acelerava no máximo sem destino traçado. Foi desta forma  em todas as movimentações, qualquer dia espeta-se diziam todos. Apaixonado sempre por alguém, enganava-se o POVO. O seu amor permanecia único, a mesma princesa nas muitas portas onde ele se transformou em estátua. Na rua Nova, nas tapadas, OU NA aLDEIA, ele escolhIA o lugar onde o AMOR se encontrava.
SÉRIO, falando com a sua outra parte...
Cuidado com ele! 
Cuidado, ele  é imprevisível-tem más ideias. Foi desta forma "baptizado por muitas décadas.
 
 Quando vi o filme (CINEMA PARAÍSO, as minhas memórias tornaram-se claras e percebi definitivamente o significado de um grande amor>(:)
 


 
 
    Após a tragédia, uma nova época do cinema paradiso se inicia. A sala de
cinema é reconstruída por um aldeão que havia enriquecido com a lotaria. A sala
renovada é baptizada de “Novo Cinema Paraíso”. O padre local deixa de ter
poder de censura. Os filmes passam a ser exibidos com mais do que as
desejadas cenas de beijo até então negadas. O projecionista é agora
Salvatore, já então adolescente, sempre acompanhado pelo velho Alfredo.
É também então que Salvatore compra uma pequena câmara. Com ela

capta a imagem de uma jovem de nome Elena por quem se apaixona. O jovem confessa o seu sentimento a Alfredo que, a propósito, lhe conta uma história ocorrida com um soldado: a pedido de uma princesa por quem se apaixonara, o soldado aceita esperar cem dias debaixo da janela do seu quarto. Porém, ao fim
de noventa e nove dias ao relento, desiste. Salvatore pergunta porquê. Alfredo responde não lhe caber dar a resposta a essa questão.
Confrontado com a relutância de Elena em iniciar um namoro com ele,
Salvatore decide comportar-se como o soldado da história passando todas as noites debaixo da janela da sua amada à espera que esta lhe dê um sinal de correspondência. Numa noite de Ano Novo, o jovem perde as esperanças e
desiste de esperar.
É nessa altura que, inesperadamente, Elena vai ao seu encontro. Assim iniciam um relacionamento amoroso ao qual o pai da jovem se opõe de forma decidida. 
 
 Grande o amor// o paralelismo estava feito- ALI ESTAVA A VIDA DE UM DOS MEU HERÓIS. O meu GUERREIRO da LUZ, esperou toda a vida pelo seu único amor. Eu tenho essa carta, e sei de todas as portas onde ele esperou por ela, ao sol tórrido, nos frios de invernos duros e à chuva daquela que levava as pedras da Rua Nova na enxurrada. Ao contrário de Helena, o seu grande amor era pobre, ele tinha uns pais ricos e não queriam uma pobre na família. Hera de seu nome foi uma das mais belas do seu tempo, sem par na minha rua. Não estava interessada, nunca esteve. Os seus pais sim, pois o promissor estudante de Engenharia, era rico e tinha fama de muito inteligente.  Também a sua imagem não seria para desperdiçar, alto elegante e com boa conversa. 
Hera, encontrou em outra localidade o seu PRÍNCIPE, belo como nenhum e com uma história dramática nas suas costas. Sim foi dos homens com mais presença que conheci, REBELDE-CONTESTATÁRIO e CULTO. Sem convencer o seu futuro sogro, a comunicação fazia-se por cartas secretas que eram deixadas no nro. 55 da Rua Nova. Maria Luísa "A Grizéua" servia de ponte entre LEANDER e HERA.
Um dia Hera fugiu com o seu Príncipe e foi feliz por quase sempre.  
MORPHEUS, AINDA HOJE ESPERA  PELA SUA HERA, COM O MESMO AMOR DE SEMPRE.
 
 A sua última carta de AMOR terminava desta forma:
« - SEM TI NÃO SOU NADA- SE ME QUISERES, FAÇO DE TI A MULHER MAIS FELIZ DO MUNDO.» 
 
ELE PERMANECE VIVO, E livre...UMA INSPIRAÇÃO.
HERA TAMBÉM, MAS PERDEU ´há muitos anos O SEU PRÍNCIPE.  Ele continua  a amá-la como  no primeiro dia que se apaixonou.  Foi mimado pelas gentes  da terra com o nome (DEPRECIATIVO) «ZÉMAIDEIA». Este senhor, viveu até hoje na sua bolha de amor, livre de conspirações ou dogmas. Aguentando a solidão (aos olhos do povo) porque além dele, existem dentro de si muitas outras personagens que  o fizeram sorrir, partilhando com ele os dias duros do crescimento. Recusou-se  a crescer, nunca envelheceu, continuando vivo até hoje nos nossos corações e no imaginário rico dos HOMENS LIVRES, aqueles que aceitaram pagar o preço dessa liberdade. POR AMOR!! 
 
«Os guerreiros da luz mantém o brilho nos olhos.
Estão no mundo, fazem parte da vida das outras pessoas. Começaram sua jornada sem alforge e sem sandálias. Muitas vezes são covardes. Nem sempre agem certo.»
  POR AMOR!! tudo fizeste>ZÉ devia-te esta, PELOS PASSEIOS DE BRAÇO DADO COM O MESTRE JOÃO (QUASE INVISUAL ) EM REDOR DO ROSSIO. 
FOSTE E ÉS SEMPRE UMA INSPIRAÇÃO, TU CAVALEIRO DO ASFALTO NA TUA MOTORIZADA NEGRA COM OS CABELOS AO VENTO, CAMINHAVAS SEM RUMO DEFINITIVAMENTE  LIVRE.  E ASSIM PARTIRÁS PARA A TERRA DAS MEMÓRIAS INFINITAS.
 
«Nome: José António Borralho Russo
Filho da minha tia Bernardina. E do Joquim da Avó da PADARIA.
Criança muito inteligente mas com um comportamento fora do normal em relação às brincadeiras.
Estudou num colégio particular em Estremoz e seguiria para a universidade “engenharia” .
Foi chamado a cumprir o serviço militar em Elvas e não se adaptando aquele regime foi castigado e preso. O mundo desabou!
O seu grande amor, contrariado pela minha tia, deve ter tido a sua influência. Outros tempos.(Fátima Borralho)
"Só o amor redime o mundo
Fiquei com aquela ideia da paixão impossível
do olhar pela janela
da esperança num lado de lá que permita o sonho." JF
Não sei o diagnóstico da doença mas diria “esquizofrenia”.
A última carta de amor com a data de 18 de Abril de 1961 "descansa em frente ao teclado do meu computador. " SE me quiseres faço de ti a mulher mais feliz do mundo". Termina desta forma.
 

 
 
As Sete VIDAS de 1 PISTOLEIRO. Vultos da narrativa popular-«ZÉ BOA IDEIA»O Príncipe adiado.
  (18 de Abril de 1961)-a última carta de amor  "descansa em frente ao teclado do meu computador.(KRIATIVO JF)

Sem comentários:

Enviar um comentário