LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

domingo, 22 de novembro de 2009

Júlio Ventura - O Diplomata




Júlio Ventura Espadanal Ramos

*21-11-1927
+31-07-1972






O Padrinho Júlio


Uma das mais belas recordações que povoam o imaginário dos adultos da minha geração,( tenho a certeza que...) é o dia em que receberam a sua primeira bicicleta.


Esta foi a tal bicicleta, agora pintada de azul.

Tinha 13 anos quando tive a primeira grande alegria da minha vida...receber a primeira bicicleta. Era um passaporte para o estatuto de ser (GRANDE) crescido. Outra promoção foi o dia em que minha mãe me deu a grande notícia que não era mais obrigado a vestir calções curtos no verão. O meu padrinho Júlio está directamente envolvido na magia deste dia de Setembro de 1970. Estou a vê-lo ao fundo da rua nova ao lado e empurrando uma BREAMAN 26 vermelha. Era um homem elegante e sempre aprumado. Lembro-me que normalmente usava camisas brancas e gravatas. Era o conselheiro- mor da família Ramos . Competentíssimo no local de trabalho e na vida...um Gentleman por natureza.
Um Homem firme e astuto no mundo das relações humanas.
Uma das grandes estratégias de sobrevivência foi sempre a de tirar o chapéu quando passava por aqueles que sabia serem seus inimigos ou adversários de qualquer causa- (hoje diz-se...engolir sapos vivos) .
Era também um grande caçador com um coração generoso. Muitas vezes no fim de um dia de caçada, o meu PAI não tinha qualquer peça de caça, o meu padrinho de uma forma discreta tirava dos pendurais da cartucheira uma ou duas perdizes e oferecia-lhas  mandando-o calar.
Presto aqui a minha homenagem e reconhecimento ao meu padrinho Júlio o funcionário da Secretaria da Câmara Municipal de Estremoz...o HOMEM da camisa branca que me levou a primeira bicicleta comprada com o dinheiro ganho pela minha mãe, a preparar as refeições aos corticeiros no monte do Azinho nesse mesmo ano de 70

.
O menino Jesus do meu padrinho Júlio ofereceu-me este comboio no Natal de 1961.

Júlio 2 anos e João Miguel 6 anos




Maria de Lurdes Ferreira Ramos
5 / 06 / 1929

Júlio Ventura Espadanal Ramos

 
Este foi o padrinho que conheci.
Grande padrinho e maravilhosa madrinha Lurdes uma mulher talentosa em todas as actividades
(Naqueles tempos era importante que uma mulher fosse completa no domínio do seu território: a CASA).
Não conheço ainda hoje alguma com as suas qualidades. Parabéns MADRINHA és a maior.
Que Sopas ...mham mham. Que Doces !!!! que cheirinho bom o da sua casa e as batatas fritas nem se falam.

Obrigado Madrinha Lurdes.


Descendente: Joaquim Manuel Ferreira Ramos
(Netos)Hugo Bento Ramos
Susana Bento Ramos

E eis...o MOKA!....








Sem comentários:

Enviar um comentário