LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sábado, 7 de outubro de 2017

FIXE MEU!-PORTUGAL é COOL


ESTA MANHÃ ao ACORDAR tive

1 SONHO / 1 PESADELO

 
Nós somos o povo do wolastoq, o belo e generoso rio. Um rio que nos oferece alimentos e remédios, não apenas para as pessoas. Mas para os de quatro patas, pássaros, peixes. O rio já está lutando para providenciar essas coisas para nós e muitos de nós jamais comeremos mais.
Nós precisamos de o proteger a todo custo. Não por hoje, mas por muitos amanhãs que nunca veremos.

Greenpeace Canada
Judie & Angee Acqin

...
Na sua totalidade a tradução não estará correcta , mas o destaque e a interpretação vão para o sentido da mensagem que pretendo transmitir.





Os dias voam, os anos são como "baques" em cada toque da brisa no meu rosto.
Talvez sete ou oito que se foram, não interessa para esta reflexão interiorizada por sentimentos de DESESPERO.

!!!2009 / 2010???

Um amigo chegado visitou-me na sala de trabalho . No decorrer de mais uma das muitas exposições temporárias. 
Como de costume, observou de fugida e abanou a cabeça. 
Nunca nele "li" um entusiasmo, daqueles que nos fazem vibrar e nos confortam. Não exterioriza os sentimentos e vive como se um vulcão estivesse adormecido dentro de si,  pronto a rebentar.
Mas naquela manhã presenteou-me com a seguinte frase  (coisa rara).


 :

- Porque não te deixas de intervenção política  e te dedicas só à ARTE. Esta é a tua ÁREA de ACÇÃO. O que fazes melhor.


Nada mau, o homem  ficou satisfeito com o que viu. 
Quando  fiquei a sós, correu-me pelo canto do olho uma lágrima desanimada, pensando que mais uma vez não me fiz entender, e senti o toque - o trabalho na sua génese, nunca será valorizado, fora do  sistema formatado .
SABEIS VÓS que a ARTE, nasce exactamente das  revoltas interiores, enquanto SERES VIVENTES- PICASSO diria mais- A ARTE não serve para adornar paredes, é uma ARMA de GUERRA.


Terá  RAZÃO?..., o meu AMIGO de certa forma e PABLO RUÍZ de PICASSO com todas as certezas??? PENSARMOS em GUERNICA, está lá a  resposta em imagens reais. Foi sempre um agitador, que tinha o dom da representação e da palavra-AUTORIDADE.


Como passar ao lado das deformações sociais sem intervir nelas? SOMOS diariamente confrontados  com atentados à nossa sensibilidade enquanto cidadãos, actuantes.
No que diz respeito à  personalidade, não somos uma só  pessoa.
A ARTE, ou a sua concepção, não nasce de uma inspiração caída do céu e também não pode ser programada para uma determinado momento.
A ARTE é viver na essência, somos esponjas que sugam os momentos de cada dia,,,, da vida. Gostaria de ser TOLO, ou uma feliz personagem engomadinha, com aspirações de subida no estrato social. 
Quem me dera pertencer a uma tribo onde adoraria um líder,  esperando sentado as benesses de tanta fidelidade, para mim e para os meus. 
Quem me dera!!!... FELIZMENTE não sou nada disto. 
Pelo contrário, sou a tal ESPONJA que pela manhã bem cedo acorda a pensar:
- Como me safarei em mais um dia num mundo de pernas para o ar.

MASSSS,
 MAS, gostaria de conquistar e sentir a importância, depois de pintar 200 obras, pendurá-las nas paredes de uma galeria de ARTE, receber muitos abraços e felicitações.Manter diálogos intelectuais com pessoas muito intelectuais e regressar a casa com a conta bancária recheada de muitos milhares de euros. Voltar a pintar muitos quadros  e a pendurá-los nas paredes de uma nova GALERIA, ter conversas muito importantes, aparecer nos jornais e nas televisões, e voltar (ZZZZ...) e voltar. 
O DINHEIRO é MESMO uma inutilidade quando se armazena de+++.
Juntar aos muitos milhares de euros anteriores muitos mais,,, mas sem saber o que lhes fazer porque já tenho a casa cheia de lixo (...temos todos) e ZERO de coragem para subir as escadas,  ir "cagar" noutro PAÍS, visitar novas paisagens, procurar inspiração e poluir o que já está mais que poluído - pagar para exterminar o que já quase não existe.
Não sou não (!!) nada  do SER previsível e domesticado.

NÃO SOU Não!
SOU a TAL ESPONJA SUGADORA...

TALVEZ
Alves REDOL soubesse mais do que nós (...nos anos 50/60, quando escreveu as suas melhores obras) -sem telemóvel e estas benditas-malditas redes sociais,nulo conhecimento além fronteiras . 
Quando se referiu a viagens, do imaginário.Fê-lo desta forma.

Viajar

Viajar é correr mundo,


voar mais alto que os pássaros


ou pisar o chão da Terra


ou as ondas do  Mar Alto...


É ver bichos


de muitas cores e feitios,


montanhas,



rios,


e ribeiros


e pessoas


e lugares...


Conhecer e descobrir,


inventar e duvidar,


sabendo cada vez mais,
sem nunca pensar que basta
o mundo que se conhece.
E alargá-lo com amor
dentro de nós e dos outros.

(Alves Redol)

...

FOD...#>&S!! (sem possibilidade de tradução à letra),,, esta merda outra vez... como.
Quando a PORTA da rua ABRI...


FOD...#&S!! ESTA merda outra vez...(sem possibilidade de outra tradução à letra)


Como é possível (!!!)...
Hoje, pela manhã bem cedinho, o RITUAL, sair à rua do SONHO que se tornou PESADELO, com os amigos de 4 patas-7.00 horas-Um odor terrível ao costume-FOGO. Estamos em OUTUBRO, O horizonte coberto daquela mancha que me atormentou o todo o VERÃO  . Novamente FOGO, novamente a minha existência a ser descontroladamente e aos poucos destruída.Num centro NORTE a saque, num País de FESTAS POLÍTICAS, onde CRISTAS na sua elegância esfaimada cantou vitória mesmo ficando atrás do vencedor, onde o PRESIDENTE chateia com tanto optimismo. Num país onde o "INDIANO"  com o rei na barriga,  manda no presente,e prepara-se para ficar no poder até à reforma...  mas sem ter nas veias a herança de GANDHI. Paz, longevidade e SEGURANÇA.
FUTURO e INDEPENDÊNCIA.

Lá para os lados de Resende, imitou-se Peer Steinbrück adversário de Angela Merkel em 2013



Mas o homem((( (Steinbrück, não esteve com meias medidas e espalhou cartazes com o "SANTIFICADO" GESTO de reprodução, ao contrário de Resende. Este( ...só espetou o dedo quando a vitória estava  garantida e tinha as costas quentes) - STEINBRUCKdeixou em pratos limpos,  "...ao que vinha sem artimanhas nem medo das consequências". 

Quem se mete com o PS TOMA! TOMA ! TOMA,  quatro vezes toma-QUEREM!! A chave...Tomem, metam-na nas traseiras.

O velho PS dos tempos de SÓCRATES, regressou



 em FORÇA. E a prepotência também.


Em Resende quem não gosta  de ROSA está

lixado-emigrem.







Num planeta a morrer aos poucos, as palmeiras sucumbem a um reles escaravelho, a vespa asiática dizima as colmeias e vem aí o bichinho que acabará com as oliveiras.
O PAÍS
onde correm para os rios esgotos não tratados. Onde se mandam para casa delinquentes depois de matarem um jovem à pancada e depois deste no chão o pontapearem na cabeça.
Onde se reduzem penas a assassinos de vinte anos para doze anos ou menos, ou se soltam assassinas depois de fulminarem idosos com dezenas de tiros.
País este onde continuam todos os anos a morrerem nas estradas centenas de pessoas, e onde se contratam alguns milhares de trabalhadores estrangeiros para fazerem trabalho que o português comum não quer fazer porque faz calos e viver de subsídios facilita os dias. 
Assaltos a caixas MULTIBANCO é um "VERseTEAVIAS" semanalmente,  até ao dia em que cairá um prédio e morrerá gente inocente que tem os seus impostos em dia e direito a viver em PAZ.
.
Portugal,onde os jovens universitários, muitos deles têm um lugar assegurado (...depois de terminarem os seus cursos) em grandes superfícies ou nos calls centers.  
Este é o PORTUGAL FIXE, o REAL COOL que está na moda. Venham todos os que "DESAGUAM" em LISBOA, de visita ao centro norte e acordem pela manhã com o céu de OUTUBRO coberto de nuvens de cinza. Tirem as fotos da praxe aos campos despidos da  flora e da FAUNA. Bebam uns copos das melhores castas dos milhares  de vinhos que este PORTUGAL "ALCOOLIZADO" lhes tem para oferecer.
Mas contem na vossa terra que há uma raça de PORTUGUESES que não gosta de multidões, que gostaria acordar e ver o céu azul, SNIFAR o odor a terra molhada das primeiras chuvas  de OUTONO. Não aspirando a serem multimilionários, nem a grandes viagens para  terras distantes.
Esta raça é pacífica e possui alguns vícios, entre os quais reina o trabalho, a preservação dos seus bens e da NATUREZA dos locais que escolheram viver. 
Tão limitados (curtos de vistas) estes PORTUGUESES porque não fazem aumentar a balança económica, não fazem girar o dinheiro, nem deitam fogo à floresta para alguém ganhar muitos milhões com os danos colaterais. Estes animais raros,  gostam de ver aves nos céus e o rabo felpudo das raposas em LIBERDADE. As formigas também têm direitos, assim como as cobras e os JAVALIS focinhudos.
E as ABELHAS. falar de ABELHAS é falar de SOBREVIVÊNCIA do SER HUMANO SOBRE o PLANETA-Trabalhadoras, incensáveis, mas indefesas precisando de redobrada protecção.
As maiores aliadas dos HUMANOS e provavelmente as maiores obreiras da subsistência dos seres de duas pernas.
...

Não se enganaram no calendário. Estamos mesmo em OUTUBRO?
E somos mesmo habitantes do tal País que os engravatados engomadinhos, tanto apregoam na televisão.
Portugal está na MODA!
MER...#&$> (...não há tradução possível) é que está. VENHAM PARA O INTERIOR E LOGO sentem na pele O QUE É VIVER num PAÍS que está no topo das preferências e é muito mais que LISBOA e PORTO.
PORQUE aqui ainda há PORTUGUESES, daqueles que não embarcam em BALELAS, sofrendo na pele a realidade. Futuro é tormento.Palavra em desuso.
SONHO SINÓNIMO de PESADELO.

O que se vê até ao HORIZONTE???! ABANDONO! negro! Falta de ESPERANÇA.



Sintam no coração o sentido das palavras destas duas ÍNDIAS sem penas, provenientes do CANADÁ-falam em Ancestralidade e preocupações sobre a  EXISTÊNCIA de um futuro. É isto que nos atormenta , esta gente vive o presente, em FESTAS e VERDADES sem SENTIDO. São POLÍTICOS - uma classe "APARTE", com vistas curtas, à distância do seu umbigo e de recheadas contas bancárias.




   
Nós precisamos de o proteger a todo custo. Não por hoje, mas por muitos amanhãs que nunca veremos.

Judie & Angee Acqin
  WOLASTOC NATION



Sem comentários:

Enviar um comentário